Press "Enter" to skip to content

Economia orienta sobre procedimento para quitar IPVA 2023

Última atualização 03/10/2023 | 12:33

A Secretaria da Economia de Goiás alerta que o contribuinte interessado em quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 até a data de vencimento deve acessar o site do Detran-GO e emitir apenas a cota única, que contém o cálculo exato do valor devido.

A orientação também vale para quem optou por parcelar o IPVA neste ano. Ao entrar no site do Detran e informar a placa do veículo e o Renavam, o usuário tem acesso aos débitos do automóvel. Inclusive quando há parcelas não pagas, o procedimento para quitar o tributo é realizar o pagamento da cota única.

O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, relata que o órgão tem recebido requerimentos de contribuintes para restituir valores pagos a mais.

“Isso ocorre quando o cidadão paga de uma vez as parcelas restantes e também a cota única. Se você quer quitar, use a cota única. Não é necessário imprimir as parcelas”, reforça.

O gerente também explica que a cota única traz o saldo devedor, considerando o que já foi pago ao longo do ano e parcelas em aberto.

IPVA

Conforme o calendário de pagamento do IPVA 2023 do Governo de Goiás, os proprietários de veículos com final de placa 3 a 0 têm até este mês de outubro para quitar o imposto e o licenciamento anual (CRLV). Neste ano, o contribuinte também teve a opção de parcelar o tributo em até dez vezes.

Confira o cronograma para pagar a cota única:

  • Final 3 (9/10)
  • Final 4 (10/10)
  • Final 5 (11/10)
  • Final 6 (16/10)
  • Final 7 (17/10)
  • Final 8 (18/10)
  • Final 9 (19/10)
  • Final 0 (20/10)

Para os finais de placa 1 e 2, o prazo para quitar o imposto em dia terminou em setembro. No caso do IPVA vencido, se não estiver mais disponível no Detran, basta acessar o site da Economia, clicar no link do IPVA, depois em Débitos, informar a placa e emitir o Documento de Arrecadação.

Além de pagar com penalidade e atualização, o contribuinte inadimplente perde direito a benefícios concedidos pelo Governo de Goiás, como redução da base de cálculo de 50% do veículo 1.0 e desconto de até 10% para inscritos no programa Nota Fiscal Goiana.

Isso vai fechar em 0 segundos