Ecopontos de Goiânia recebem 936 toneladas de resíduos por mês

Os ecopontos de Goiânia, mantidos pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), recebem 936 toneladas de resíduos por mês, segundo levantamento. São espaços exclusivos para o descarte de itens como bens domésticos estragados, pneus, sobras da construção civil, resíduos de podas de árvores, materiais recicláveis e até óleo de cozinha usado.

A população pode fazer o despejo de resíduos nos locais de forma gratuita e sem necessidade de agendamento, todos os dias, das 7h às 22h, em cinco bairros: Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste.

Em média, os ecopontos de Goiânia recebem mensalmente 888 toneladas de restos de construção civil; 7,8 toneladas de resíduos de podas de árvore e grama; 29,8 toneladas de bagaço (móveis estragados); 10,6 toneladas de itens recicláveis; 96 unidades de bens domésticos inservíveis, como sofás e geladeiras; 370 pneus.

“Os ecopontos têm um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da cidade. Eles oferecem aos moradores a oportunidade descartar os resíduos de forma correta, contribuindo para a diminuição da quantidade de entulhos despejados de forma clandestina em espaços públicos”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Os locais dispõem de caçambas e baias, e são planejados para receber resíduos que não podem ser descartados junto ao lixo comum. Os itens não recicláveis são encaminhados ao aterro sanitário do município. Já os materiais recicláveis têm como destino as cooperativas parceiras da prefeitura, beneficiando centenas de famílias goianienses que vivem da reciclagem.

Alisson Borges explica que parte dos resíduos também é aproveitada pela própria Comurg. “Os pneus servem para organizar e enfeitar os canteiros e jardins de nossas praças. Já os restos de podas são misturados com casca de arroz na produção de um adubo natural bastante potente, que auxilia no cultivo das nossas mudas”, afirma.

Endereços dos ecopontos:

1 – Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.
2 – Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.
3 – São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.
4 – Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.
5 – Parque Eldorado Oeste: Rua Elo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos