Ecoturismo goiano ganha espaço em eventos na Europa

Ecoturismo goiano ganha espaço em eventos na Europa

O Governo do Estado, por meio da Goiás Turismo, conquistou uma vaga na “Missão Visit Brazil na Europa” em 2024. Organizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a ação tem o intuito de promover destinos nacionais e fortalecer parcerias internacionais, atraindo visitantes e investimentos estrangeiros. Goiás foi selecionado no processo para integrar a comitiva brasileira e participar no estande do Brasil/Embratur nas Feiras Internacionais de Turismo de Lisboa, em Portugal, e de Berlim, na Alemanha.

Os atrativos turísticos goianos vão ser exibidos de 28 de fevereiro a 3 de março na Bolsa de Turismo Lisboa (BTL) para milhares de visitantes e mais de 1.400 expositores – pesquisas demonstram que 98,3% dos profissionais que frequentam o espaço recomendam a visita a outros profissionais. A Bolsa é a maior mostra internacional da diversidade e qualidade da oferta turística, e seu foco é alavancar o crescimento do setor.

A exposição na Alemanha será na maior feira internacional de viagens, a Convenção ITB Berlin. O ecoturismo goiano vai ser apresentado de 5 a 7 de março. O tema do ITB 2024 é “Pioneiros na Transição em Viagens e Turismo” e o público esperado é de 160 mil pessoas. Além das exposições, o evento contará com palestras de negócios, ciência e política, além de debates sobre os desafios atuais e futuros do ramo em quatro palcos, com 17 faixas temáticas.

Turismo de Natureza

Goiás vai mostrar principalmente os atrativos de natureza, aventura e ecoturismo. Aí estão a Chapada dos Veadeiros, com o maior quilombo do Brasil, no território Kalunga; o Parque Estadual de Terra Ronca, que abriga o maior complexo de cavernas da América do Sul; os encantos da Região do Ouro com suas cidades históricas e o Caminho de Cora Coralina, única trilha de poesia do mundo.

Também serão apresentados os queijos e vinhos da Rota dos Pireneus; a maior estância hidrotermal do mundo, em Rio Quente e Caldas Novas; a pesca esportiva em meio às belezas do Rio Araguaia; Formosa, com a emoção do Salto do Itiquira; as paisagens, garimpos e joias de Cristalina; além da gastronomia goiana, com pratos criados com ingredientes regionais únicos.

Para o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, “o europeu busca experiências ao ar livre e vamos mostrar o que a gente tem em termos de natureza, através da divulgação das 12 Regiões Turísticas de Goiás, apresentando roteiros, atrativos, acomodações, alimentação, particularidades culturais, festas e eventos para conquistar turistas e investimentos para Goiás”.

Com investimentos importantes no Turismo, o Governo do Goiás reforça seu compromisso com o desenvolvimento do setor, atração de visitantes e a consequente movimentação da economia, com geração de empregos e renda aos goianos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp