A expectativa é que neste ano os Jogos contem com a participação de representantes de 150 municípios nas competições
Os municípios de São Simão e de Edéia recebem neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de junho, cerca de 1100 atletas amadores de quatro modalidades esportivas para as disputas dos 16º Jogos Abertos. Serão realizadas partidas nas categorias masculinas e femininas de vôlei, basquete, handebol e futsal.
Para esta microrregional será disponibilizada uma equipe de organização com 30 pessoas, além de 32 árbitros. Todos os atletas participantes terão acesso a hospedagem, em alojamentos nas escolas dos municípios, e alimentação, pois será montado um refeitório que servirá gratuitamente café da manhã, almoço e jantar.
Em São Simão, às 19 horas, a abertura dos jogos será às 19 horas, com a presença de autoridades locais.
Os Jogos Abertos são realizados pela Superintendência Executiva de Esporte e Lazer, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com os municípios. Segundo o Superintendente Executivo de Esporte e Lazer da Seduce, Télio Rodrigues de Queiroz, o envolvimento das prefeituras com os Jogos tem levado um grande público aos ginásios. “Este apoio da comunidade e das prefeituras é fundamental para o engrandecimento da competição e importante para a continuidade da mesma”.
A expectativa é que neste ano os Jogos Abertos tenham a participação de representantes de 150 municípios nas competições, reunindo cinco mil atletas. A 16ª edição dos Jogos Abertos iniciou no mês de maio e segue até setembro. As competições são realizadas em 19 cidades-sede. Os Jogos reúnem atletas e paratletas a partir de 16 anos, sem limite de idade e envolve os 246 municípios em etapas microrregionais, regionais e, depois, estadual. A fase microrregional, que está em andamento, é classificatória; a regional abrange os classificados e a estadual é a grande final.