Edgard Telles Ribeiro é empossado na ABL como novo imortal da cadeira 27

edgard-telles-ribeiro-e-empossado-na-abl-como-novo-imortal-da-cadeira-27

Edgard Telles Ribeiro toma posse na Academia Brasileira de Letras

O diplomata e escritor assume a Cadeira 27, que pertencia ao poeta
Antonio Cicero, falecido em outubro passado.

Edgard Telles Ribeiro, agora imortal da Academia Brasileira de Letras [https://g1.globo.com/tudo-sobre/abl/], foi empossado na noite de sexta-feira (4). Ele passa a ocupar a Cadeira 27, antes ocupada por Antonio Cicero.

Antes da cerimônia, Edgard expressou sua felicidade em se tornar parte da ABL e sua expectativa de aprender com os colegas acadêmicos.

“Quero aprender com meus confrades. Frequento a academia como ouvinte das conferências há uns dois ou três anos e aprecio muito as atividades realizadas. Cada acadêmico com quem troquei ideias me ensinou algo. Estou aberto para aprender com essas pessoas e continuar a acumular experiências”, disse o novo membro.

Merval Pereira, presidente da ABL, deu as boas-vindas a Edgard e destacou sua trajetória como ativista cultural no Itamaraty, ressaltando sua importância para a instituição.

“Ele é um ativista cultural que trabalhou na área cultural do Itamaraty, o que será muito útil para organizar nossas palestras e atividades culturais”, comentou Merval.

Responsável pelo discurso de recepção, Ruy Castro elogiou Edgard como um dos grandes talentos de sua geração, autor de importantes romances como “Olho de Rei” e “O Punho e a Renda”, premiados pela ABL e PEN Clube, respectivamente.

Durante a cerimônia, a espada será entregue pelo decano da ABL, com Jose Sarney ausente, a entrega ficará a cargo de Arnaldo Niskier. Os acadêmicos Antonio Torres, Godofredo de Oliveira Neto e Gilberto Gil apresentarão Edgard no salão Nobre.

Perfil

Edgard Telles Ribeiro é um escritor e diplomata aposentado brasileiro. Iniciou sua carreira como crítico de cinema no Rio de Janeiro, escrevendo para os suplementos literários de “O Correio da manhã” e “O Jornal”. Formado em cinema pela Universidade da Califórnia, teve um de seus filmes exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes em 1930.

Professor de cinema na UNB, autor de 15 livros, incluindo romances e contos, Edgard recebeu prêmios literários e teve suas obras publicadas internacionalmente. Seu romance mais recente, “Jogo de Armar”, foi lançado em abril de 2023.

Como diplomata, ingressou no Instituto Rio Branco em 1966, servindo em vários países e se destacando na área cultural do Ministério das Relações Exteriores, além de ter escrito uma tese acadêmica sobre diplomacia cultural.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp