CNU 2025: veja o que esperar das provas da FGV, nova banca do concurso
Instituição é conhecida por ser ‘acadêmica’, e ter questões mais longas, interpretativas e cansativas. A prova objetiva, no dia 5 de outubro, contará com questões de múltipla escolha. No dia 7 de dezembro, os aprovados fazem a prova discursiva.
CNU 2025 tem edital publicado: veja datas, vagas e como se inscrever
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) será organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV (DE)), responsável, entre outras funções, por elaborar as questões das provas. Por isso, é essencial que os candidatos conheçam o perfil da banca organizadora. É uma forma de “prever, mais ou menos, os assuntos que serão cobrados”, explica o professor Bruno Bezerra, do Estratégia Concursos.
A seleção deste ano oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior (DE), com salários iniciais que variam de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil.
A primeira edição do CNU foi organizada pela Fundação Cesgranrio (DE). De modo geral, professores avaliam que as provas apresentaram nível de dificuldade médio e cobraram os conteúdos de forma direta. A FGV tem um estilo de prova mais exigente. Segundo o professor Eduardo Cambuy, do Gran Concursos, a banca varia entre nível médio e difícil, sendo conhecida pelo perfil “acadêmico” e por elaborar questões mais longas, interpretativas e cansativas.
Cambuy observa que textos longos, gráficos e situações-problema são comuns nas provas da FGV. Por isso, recomenda que o candidato se prepare para avaliações mais densas do que as da Cesgranrio.
Além de elaborar as questões, a FGV é responsável por todo o processo do concurso: administra o sistema de inscrições, imprime e distribui os cadernos de prova, realiza a correção e divulga os resultados. A banca também publica o edital, aplica as provas e, ao final, entrega ao órgão contratante a lista oficial de aprovados. Após a homologação do resultado, a gestão do concurso passa a ser de responsabilidade exclusiva do órgão contratante — neste caso, o Ministério da Gestão.