Ednaldo Rodrigues: A saga conturbada do presidente da CBF e sua destituição_POLÍTICA futebolística, reviravoltas judiciais e polêmicas na liderança da entidade

ednaldo-rodrigues3A-a-saga-conturbada-do-presidente-da-cbf-e-sua-destituicao_politica-futebolistica2C-reviravoltas-judiciais-e-polemicas-na-lideranca-da-entidade

Ednaldo Rodrigues foi o presidente interino da CBF desde 2021 até o seu afastamento recente. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi responsável por sua destituição da presidência da Confederação Brasileira de Futebol, nomeando um interventor e determinando uma nova eleição. A decisão do TJ-RJ se deu devido à inválida assinatura em um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início do ano, mantendo Ednaldo no cargo. Sua defesa já recorreu ao STF para tentar anular essa decisão.

Ednaldo Rodrigues possui uma longa trajetória no futebol brasileiro. Iniciou sua carreira na Federação Bahiana de Futebol em 1993, ocupando diversos cargos e se tornando presidente da entidade em 2001. Em 2018, assumiu a vice-presidência da CBF e, em 2021, tornou-se presidente interino após o afastamento de Rogério Caboclo por acusações de assédio. Em março de 2022, foi eleito presidente da CBF até 2026.

Entretanto, em dezembro de 2023, o TJ-RJ destituiu Ednaldo da presidência da CBF por considerar inválido um acordo celebrado em 2022 entre o MPRJ e a entidade. Após reviravoltas judiciais e reconhecimento da legitimidade de sua eleição, em março de 2025, Ednaldo foi reeleito presidente da CBF em uma eleição antecipada e por aclamação, tornando-se o primeiro dirigente a ser eleito dessa forma na história da entidade.

No entanto, em maio de 2025, após controversas alegações de assinatura falsa, o desembargador do TJ-RJ, Gabriel de Oliveira Zéfiro, destituiu Ednaldo da presidência da CBF. Fernando Sarney foi nomeado interventor e deve convocar novas eleições em breve. Essa decisão veio logo após Ednaldo anunciar a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira, em meio a pressões e reuniões com presidentes de federações estaduais.

Após a decisão do TJ-RJ, Ednaldo recorreu ao STF para anular a destituição, mas a situação atual indica a convocação de novas eleições pela CBF. A trajetória do dirigente, que teve altos e baixos na presidência da entidade, marca um período conturbado e controverso no cenário do futebol brasileiro. A saga de Ednaldo Rodrigues como dirigente na CBF é marcada por reviravoltas e decisões judiciais que moldaram seu mandato e sua saída do cargo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp