Eduardo Bolsonaro está na mira e pode perder mandato na Câmara

eduardo-bolsonaro-esta-na-mira-e-pode-perder-mandato-na-camara

Longe do Brasil desde o início de 2025, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), encontra-se em perigo de perder o mandato em breve. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que o parlamentar já ultrapassou o limite de faltas que poderiam resultar em sua cassação. Motta destacou que Eduardo, atualmente em ‘autoexílio’ nos Estados Unidos, tem faltado a mais de um terço das sessões na Casa, abrindo espaço para a discussão sobre sua cassação. A defesa de Eduardo terá um prazo para apresentar argumentos em sua defesa, conforme explicado por Motta.

‘O deputado Eduardo Bolsonaro já acumulou um número suficiente de faltas para a cassação de seu mandato. Como todos sabem, ele está nos Estados Unidos por vontade própria e não tem participado das sessões da Câmara. É inviável exercer o mandato parlamentar fora do território nacional’, explicou Hugo Motta.

Além da situação de Eduardo, a Câmara dos Deputados também deve votar, nesta terça-feira, o projeto que propõe a redução das penas para os envolvidos nos acontecimentos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta é que Bolsonaro, atualmente sentenciado a 27 anos e três meses de prisão, cumpra apenas pouco mais de dois anos em regime fechado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp