A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cassar o mandato de deputado federal de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, por excesso de faltas. Desde fevereiro, quando se mudou para os Estados Unidos para fazer lobby em favor de seu pai, Eduardo não comparece às sessões na Câmara. Um documento da AFP revela que a Mesa decidiu pela cassação de seu mandato por exceder o número de ausências permitidas desde o início do ano. Em sua rede social, Eduardo lamentou a decisão, destacando que foi cassado por ‘fazer o que seus eleitores esperam’.
O lobby feito por Eduardo nos EUA inicialmente teve sucesso, resultando na suspensão das tarifas de 40% impostas aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Essa ação visava proteger o ex-presidente Bolsonaro, aliado de Donald Trump. No entanto, as tarifas foram suspensas em novembro devido à inflação de produtos como o café, do qual o Brasil é o maior fornecedor. Adicionalmente, as sanções financeiras contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também foram levantadas pelo governo americano.
Atualmente preso na Polícia Federal em Brasília, Bolsonaro teve sua pena de 27 anos reduzida para aproximadamente dois anos após a aprovação do projeto de lei da Dosimetria pelo Congresso. A trajetória conturbada envolvendo o ex-presidente e seu filho Eduardo mostra os desdobramentos políticos e judiciais que abalam o cenário brasileiro. A decisão da Mesa Diretora da Câmara de cassar o mandato de Eduardo ressalta a importância da presença e cumprimento dos deveres parlamentares.
A repercussão dessa cassação pode impactar a base eleitoral de Bolsonaro e seu grupo político, pois demonstra que as ausências prolongadas na Câmara dos Deputados têm consequências severas. A relação entre Brasil e Estados Unidos, estremecida durante o governo de Bolsonaro, passa por novos desafios diante dos desdobramentos recentes. É fundamental que os atores políticos brasileiros estejam atentos às mudanças e posicionamentos internacionais para garantir a estabilidade e soberania do país.




