Paes anuncia consulta pública para nova licitação de ônibus no Rio
Novo edital diz que o município será dividido em 34 lotes — mais empresas para administrar o transporte.
Paes anuncia consulta pública para a licitação de ônibus no Rio
O prefeito Eduardo Paes anunciou na manhã desta terça-feira (22) o lançamento do edital de consulta pública para uma nova licitação do sistema de ônibus da cidade do Rio. A minuta do edital é para vai licitar as primeiras linhas de ônibus da cidade, sob um novo modelo de operação.
Prevista inicialmente para 2028, a licitação do sistema de ônibus foi antecipada como parte de um acordo judicial com o Ministério Público do Rio e os consórcios operadores.
De acordo com a prefeitura, neste primeiro momento, serão oferecidos três lotes com linhas que vão operar entre os bairros de Campo Grande e Santa Cruz, fazendo conexões com Deodoro e Coelho Neto.
Em Campo Grande, o número de ônibus que ligam o bairro com as demais regiões da cidade passará de 95 para 112. Já os ônibus que fazem a ligação local entre os bairros da região terão aumento de 37 para cerca de 75 ônibus. Em Santa Cruz, a frota que realiza os trajetos locais vai aumentar de 67 para cerca de 103 ônibus.
A licitação está marcada para 12 de novembro, com previsão para a nova frota começar a circular no primeiro semestre de 2026. Ao todo, os contratos desta fase vão prever o fornecimento de 528 veículos.
Atualmente, a cidade é atendia por 4 consórcios de empresas de ônibus [Zona Norte, Zona Sul, Barra e Jacarepaguá e Zona Oeste]. Com o novo edital, a divisão da cidade será em nove áreas com 34 lotes. Até o dia 22 de agosto, a Secretaria municipal de Transportes vai receber sugestões da população que podem ser incorporadas na versão final do edital.
O prazo dos contratos também mudou. Em 2010, eles tinham validade de 20 anos. Agora, os novos contratos terão validade de dez anos. Outra diferença é que as garagens dos concessionários serão em áreas públicas, que estão em fase de desapropriação.
Fases da licitação:
– Fase 1 (até abril/2026): Campo Grande e Santa Cruz;
– Fase 2 (nov/2025 a set/2026): Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador;
– Fase 3 (abr/2026 a abr/2027): Zona Oeste, Barra, Jacarepaguá e Zona Norte;
– Fase 4 (nov/2026 a nov/2027): mesmas regiões anteriores;
– Fase final (set/2027 a ago/2028): Zona Sul e linhas com maior avaliação.