Eduardo Pazuello será punido pelo colapso hospitalar do Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta quarta feira (14) uma ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello, e o secretário estadual da Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, por omissão que levou o colapso hospitalar em Manaus, quando faltou oxigênio para o tratamento da Covid-19. O processo ainda inclui mais três secretários do Ministério da Saúde e o coordenador do Comitê de Crise do Amazonas.

A investigação da Procuradoria identificou cinco atos de improbidade cometidos durante a crise em Manaus, incluindo o atraso de Pazuello em enviar uma equipe pra diagnostificar e reduzir a nova onda de casos e pressionar as autoridades locais na adoção de um “tratamento precoce”. Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) sinalizaram, nesta quarta, 14, que o ex-ministro da saúde e seus auxiliares serão punidos por omissões na gestão da pandemia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aprovação a Caiado chega a 88%, mostra pesquisa Genial/Quaest

A nova pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12/12), revela que o governador Ronaldo Caiado continua com os índices de aprovação mais altos do Brasil, alcançando 88% no levantamento. A Quaest apresenta um panorama detalhado dos governos de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco.

“É inegável a força que o governador tem em seu estado. Caiado deve ser um dos governadores mais bem avaliados do país”, afirmou o diretor da Quaest Felipe Nunes, ao comentar a pesquisa em seu perfil no X (antigo Twtter).

Apenas 9% dos entrevistados desaprovaram a gestão do goiano, enquanto 4% não responderam.

A Genial/Quaest também avaliou os governos estaduais em áreas específicas. Em Segurança Pública, a atuação do Governo de Goiás tem 71% de menções positivas (somatório de ‘ótimo’ e ‘bom’). Já na Educação, o percentual chega a 70%, e no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana, alcança 61%. Nos três setores, Caiado tem o governo mais bem avaliado entre todos os governadores incluídos na pesquisa.

A pesquisa também destaca o bom desempenho do governador de Goiás em áreas como Emprego e Renda, com 61% de avaliação positiva, e Habitação com aprovação de 59%.

Em segundo lugar na pesquisa Genial/Quaest aparece o governador do Paraná, Ratinho Jr., com 81% de aprovação. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ocupa o terceiro posto com 64%, seguido por Tarcísio de Freitas (SP), que registra 61%. Os governadores Jerônimo Rodrigues (BA) e Raquel Lyra (PE) possuem 54% de aprovação cada.

Em Goiás, a pesquisa Genial/Quaest entrevistou 1.100 eleitores. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desempenho

Na rodada anterior, divulgada pela Quaest em abril, Caiado também se destacava, com 86% de aprovação, 12% de desaprovação e 2% de pessoas que não responderam. A pesquisa mais recente confirma que o governador de Goiás segue com tendência de alta nos índices de aprovação, consolidando posição de destaque nacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp