Última atualização 26/09/2023 | 11:35
Para garantir o bem-estar e o conforto dos estudantes da rede pública estadual de ensino nesta época do ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) recomenda que as unidades escolares adotem medidas para minimizar os impactos do calor excessivo nas escolas e assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos.
As orientações foram enviadas para todas as escolas estaduais, a fim de sensibilizar as equipes gestoras quanto à importância da hidratação e dos cuidados com a saúde dos alunos, professores e servidores administrativos. O objetivo é lidar com o clima de baixa umidade do ar e altas temperaturas sem interromper as aulas presenciais.
RECOMENDAÇÕES PRA MINIMIZAR IMPACTOS DO CALOR NAS ESCOLAS
Uma das recomendações é que as unidades escolares estimulem a ingestão de água, facilitando o acesso aos bebedouros e as idas aos banheiros durante as aulas. Além disso, a Seduc/GO orienta que as escolas adaptem o cardápio da Merenda Escolar, incluindo alimentos leves, como frutas, verduras e legumes, além de líquidos, como sucos, chás, gelatinas e outros.
Também é indicado que, em sala de aula, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e umidificadores fiquem ligados para melhorar a climatização do ambiente. Sobre as aulas de Educação Física, as escolas são orientadas a restringir os horários das atividades para evitar o calor intenso, reagendando para horários mais frescos, como o início da manhã ou final da tarde.
Outra recomendação é que estas aulas sejam realizadas em locais com sombra, sem exigir um esforço físico excessivo, e que sejam praticadas com os uniformes adequados de Educação Física que foram adquiridos pelo governo estadual.