Educação em Aparecida: Vilela propõe ‘Escola do Futuro’ e valorização profissional

Em reunião com educadores da região do Setor Garavelo, realizada nesta semana, Vilela enfatiza a importância de uma educação de qualidade como base para o desenvolvimento social e econômico de Aparecida. “A educação representa um dos pilares fundamentais para o futuro da nossa cidade. É preciso investir em formação, infraestrutura das unidades e no uso de tecnologia para oferecer melhores condições de ensino e de aprendizagem para nossos alunos e profissionais da educação”, afirma.
 
O encontro reúne professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da educação para debater as principais demandas da área e discutir as propostas de Leandro para o setor, caso eleito.
 
Entre as propostas apresentadas, Vilela destaca o projeto da ‘Escola do Futuro’, que visa modernizar a educação no município por meio da implementação de cursos de robótica, cultura digital, games e audiovisual em todas as escolas municipais. Segundo ele, essa iniciativa é essencial para preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho do futuro. “Precisamos tornar nossas crianças e adolescentes preparados para os desafios educacionais que virão com o ensino médio e também para o mercado de trabalho”, diz Leandro ao lado da coordenadora regional de Educação, Núbia Farias.
 
Leandro ressalta que também criará políticas públicas de valorização do profissional da educação, para que este se sinta motivado a ministrar aulas que foquem realmente no aprendizado, para que os estudantes possam concluir o 8º ano dominando leitura, escrita, cálculos matemáticos, história, geografia e outras matérias essenciais para que cresça sempre e busque um futuro melhor”, frisa ele, que estava acompanhado do candidato a vereador, Danilo Rios (Podemos).
 
Ao ouvir as demandas dos educadores sobre temas como valorização dos profissionais, atualização do plano de carreira, necessidade de investimentos em infraestrutura escolar, e a importância de políticas de incentivo à formação continuada, Leandro Vilela garante que, se eleito, o diálogo com a categoria será constante. “É preciso construir uma gestão participativa e ouvir aqueles que estão na linha de frente da educação no nosso município”.
 
Além das propostas voltadas à inovação tecnológica, Vilela também menciona seu compromisso com a inclusão educacional, ressaltando a importância de desenvolver programas voltados para o atendimento de alunos com necessidades especiais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp