Educação Superior no Maranhão: número de graduados quintuplica em 22 anos, mas estado ainda tem a menor taxa

educacao-superior-no-maranhao3A-numero-de-graduados-quintuplica-em-22-anos2C-mas-estado-ainda-tem-a-menor-taxa

Número de pessoas com ensino superior no Maranhão quintuplica em 22 anos, mas estado ainda tem a menor taxa de graduados

Dados do Censo 2022, divulgados nesta quarta-feira (26), apontam que o estado tinha apenas 11,1% da população com ensino superior completo. Em 2000, segundo o levantamento, 1,9% das pessoas tinham graduação concluída no Maranhão.

O Maranhão quintuplicou a proporção de pessoas com 25 anos ou mais com ensino superior completo nos últimos 22 anos, segundo os novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (26). No entanto, o estado ainda possui o menor número de pessoas nessa faixa etária com graduação concluída. A pesquisa faz parte do Censo 2022 de Educação.

Em 2000, segundo a pesquisa, 1,9% dessa população tinha concluído o ensino superior. Já em 2022, o número subiu para 11,1%. Isso significa que, em relação ao ponto de partida (1,9%), o número de pessoas com ensino superior completo no Maranhão mais do que quintuplicou.

Os números não correspondem aos estudantes que frequentam cursos profissionalizantes ou de extensão cultural (por exemplo: danças, idiomas ou informática) ou cursos pré-vestibular.

O Distrito Federal é a unidade da federação que registrou a maior proporção de pessoas com 25 anos ou mais com nível superior completo, com 37% da população. Em seguida, aparece São Paulo, com 23,3%.

No Censo 2022, o IBGE também avaliou a distribuição geográfica de pessoas com curso de graduação concluído em comparação ao número de moradores da região. No ranking entre os estados brasileiros, o Maranhão aparece no topo quando a proporção é analisada em relação aos cursos de medicina e na área de engenharia civil e construção.

O Maranhão tem 921,7 moradores para cada pessoa com curso de graduação concluído na área de medicina. O Distrito Federal, que é o estado com a menor proporção, por exemplo, tem 186,9 moradores pra cada estudante da área com o curso finalizado.

ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO MARANHÃO

O Maranhão conta com quatro universidades públicas que ofertam cursos de ensino superior. São elas a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Entre os cursos ofertados com maior procura pelos estudantes no Maranhão estão os de Medicina, Curso de Formação de Oficiais (CFO), Direito e na área das Engenharias. O curso de Medicina, por exemplo, não é ofertado pelo IFMA e nem pela UEMASUL.

Entre as universidades públicas, o IFMA é a que possui a está presente no maior número de cidades maranhenses. Ao todo, a instituição conta com 29 campi distribuídos em 26 municípios, sendo três campis localizados somente em São Luís.

A UFMA e o IFMA são as únicas instituições de ensino pública do Maranhão que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como a forma de seleção de estudantes para ter acesso a cursos superiores em universidades públicas.

O sistema faz a seleção usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ranquear os estudantes conforme as vagas escolhidas.

Já a UEMA e UEMASUL, universidades que integram o sistema estadual de ensino do Maranhão, possuem um processo seletivo próprio conhecido como Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp