Press "Enter" to skip to content

Efetivo policial na região 44 deve triplicar para reforçar segurança nas compras do Natal

Última atualização 22/10/2022 | 10:15

A partir do início de novembro, a região da 44 terá mais policiais nas ruas para reforçar a segurança de consumidores e lojistas. Uma das estratégias para garantir boas compras na temporada de Natal é triplicar o efetivo, saltando de 10 para 30 policiais militares. O esquema deve se estender até a primeira quinzena de janeiro.

“O efetivo será aumentado e incrementado com a possibilidade do uso de motocicletas no policiamento sem contar o apoio que teremos das unidades especializadas como GIRO, Choque e Rotam.  Desde que assumi, no final de fevereiro, tenho feito o máximo para zerar com os crimes na região”, afirma o comandante do policiamento da Região da 44, tenente Kleber Ferreira.

Os homens que serão acionados para trabalhar na operação são policiais de folga que receberão hora extra e os que estiverem em cursos interessados em atuar como estagiários. Segundo Kleber, as ocorrências mais comuns são furtos, arrombamento no período noturno e tráfico de drogas. 

No dia a dia, o compartilhamento de informações e de imagens do circuito de monitoramento tem colaborado a coibir e identificar suspeitos, assim como a ronda por viaturas durante 24 horas. O trabalho tem rendido períodos relativamente longos sem registros de crimes, mas o uso de entorpecentes e o chamado micro tráfico rendem diariamente Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 

De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 ( AER44), Lauro Naves, a segurança melhorou 80% com a instalação de uma base policial no centro de compras.”Estamos com muita dificuldade em relação aos ambulantes. Além de atrapalhar nas vendas, as pessoas que estão cometendo furtos e roubos na região têm mais facilidade para fugir. Outro questão são os flanelinhas que estão atuando nos estacionamentos clandestino”, reclama.

Bolsa e celulares furtados são líderes de crimes patrimoniais na região central de Goiânia, de acordo com o responsável pelo Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (GEPATRI), Paulo Ribeiro. “Recomendamos que sejam portados juntos ao corpo voltado para frente porque os autores podem usar estilete para rasgar o fundo da bolsa e subtrair os pertences, se ela estiver voltada para trás. Outra dica é usar o celular somente quando estritamente necessário já que a distração pode atrair os autores”, diz.

Saldo positivo

O valor de expectativa de vendas chega a R$ 8 bilhões, um aumento de 14% em relação a 2021, quando a movimentação foi de aproximadamente R$ 7 bilhões. A expectativa é de que mais de seis milhões de pessoas devam passar pelo polo de confecção e distribuição de moda nos próximos três meses, um acréscimo de 500 mil, em relação ao que foi registrado no mesmo período de 2021.