Press "Enter" to skip to content

EFG Basileu França é melhor grupo do Festival de Dança de Porto Alegre

Última atualização 14/06/2023 | 17:28

A Cia Jovem da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França brilhou no 3º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (3º FIDPOA), realizado na capital gaúcha. Além do reconhecimento de Melhor Grupo, a companhia goiana obteve também os títulos de Melhor Bailarino, título que foi compartilhado por dois integrantes – João Pedro Silva e Marcus Rufino; e o de Melhor Bailarina, que ficou com Ana Luísa Negrão.

Ana Luísa obteve também a colocação de melhor Solo Contemporâneo Feminino, na categoria Adulto. Na categoria Solo Neoclássico Feminino Adulto, o primeiro lugar ficou com Abril Marcucci e, no Solo Neoclássico Feminino, o primeiro lugar foi de Yasmin Sabag. No masculino, os primeiros lugares do Solo Contemporâneo Juvenil ficaram com Marcus Rufino e do Solo Neoclássico Juvenil com João Pedro Silva.

“O Basileu França é um celeiro de talentos e mostra como um trabalho sério pode mudar a vida de muitas pessoas. A Escola do Futuro em Artes é um dos grandes investimentos que o Governo de Goiás faz no futuro dos nossos jovens, e isso fica demonstrado no reconhecimento internacional que a instituição, seus alunos e professores têm”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

A Cia Jovem de Dança Basileu França já arrebatou diversas premiações nas outras edições do FIDPOA. Nesta edição, foi convidada a abrir o festival na noite de gala. A companhia apresentou a coreografia Entre Poemas, Críticas e Denúncias, idealizada por Binho Pacheco, com direção artística de Simone Malta.

“Nessa coreografia somos movidos pelas relações e vida cotidiana retratadas nas composições do grande escritor e compositor Chico Buarque”, relata a coordenadora de Dança da instituição, Simone Malta. “Estamos felizes e gratos pelo investimento do Governo de Goiás para o Basileu França mostrar a sua arte nos palcos do Brasil”, completa.

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, passou a ser gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).