EFGs de Goiás abre vagas para curso técnico de Ciência de Dados

EFGs de Goiás abre vagas para curso técnico de Ciência de Dados

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 142 vagas abertas para o curso técnico de nível médio de Ciência de Dados em cinco cidades do estado: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Este curso, que é gratuito e presencial, será realizado no período noturno e tem duração de 1 ano e 4 meses.

O curso é oferecido em uma parceria inovadora entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Telefônica Vivo. Essa colaboração trouxe a formação em Ciência de Dados para o estado, visando fortalecer a educação técnica e profissionalizante.

Os alunos terão a oportunidade de aprender Ciência de Dados em três módulos específicos: Gestão de Dados, Big Data e Análise de Dados. Esses módulos são projetados para equipar os estudantes com as habilidades necessárias para uma carreira bem-sucedida no campo da tecnologia.

As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

  • EFG José Luiz Bittencourt, em Goiânia: 28 vagas

  • EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia: 29 vagas

  • EFG Raul Brandão, em Mineiros: 28 vagas

  • EFG Sara Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto: 29 vagas

  • EFG Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás: 28 vagas, além de 30 vagas para o curso de Empresas Digitais.

Requisitos para inscrição

Podem se inscrever moradores do estado de Goiás, a partir de 16 anos, com ensino médio completo, ou que estejam cursando o segundo ou terceiro ano até o ato da matrícula. O processo seletivo será regido por edital e realizado em três etapas: inscrição no site EFG, avaliação da Média do Enem ou Média Global do último ano cursado no Ensino Médio e entrega da documentação exigida no ato da matrícula.

“Este é mais um passo para aumentar o número de vagas dos cursos técnicos em tecnologia que temos em Goiás. Nós acreditamos no ensino técnico, que é algo muito forte em países mais desenvolvidos, e queremos um futuro melhor para nossos estudantes, com tecnologia e educação básica de ponta. Neste sentido, o curso de Ciência de Dados agrega muito para os goianos”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

As Escolas do Futuro de Goiás são uma rede de ensino técnico e profissionalizante mantida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT).

MAIS LIDAS
Em Santos, grupo se une para resgatar cachorro que caiu
Candidato à Presidência Ronaldo Caiado é diagnosticado com pneumonia em
Motorista e passageira envolvem-se em grave acidente; 1 morto e

O candidato à presidência pelo PSD, Ronaldo Caiado, recebeu diagnóstico