Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram o resgate de uma égua, que ficou presa no terceiro andar de um prédio em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 14. Após uma operação de sete horas, o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatá-la com sucesso, utilizando cabos de aço, roldanas, bote e muita habilidade.
Um dos vídeos que documentam a operação está disponível no perfil oficial do Governo do Rio Grande do Sul no X/Twitter, onde é detalhado o uso de cabos de aço fixados no quarto andar para a retirada do animal do apartamento.
Para garantir o socorro com segurança, os olhos da égua precisaram ser vendados, e ela foi retirada pela janela do imóvel já durante a noite, quando os bombeiros a ergueram para fora. Além dos bombeiros, médicos veterinários também participaram da operação.
A origem da égua no apartamento ainda é um mistério. Uma das teorias sugere que, com o aumento das águas, o animal nadou até o prédio em busca de abrigo, encontrando acesso ao terceiro andar. Mesmo após a diminuição do nível da água, ela permaneceu no apartamento, localizado no bairro Scharlau, uma área popular de São Leopoldo. Estima-se que o equino tenha passado pelo menos 10 dias no local.
Enquanto isso, as enchentes no estado já causaram a morte de 149 pessoas, de acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na noite de terça-feira, 14. O número de desabrigados também aumentou, passando de 76,9 mil pela manhã para 79,5 mil. O desastre climático atingiu um total de 2,12 milhões de pessoas em 446 municípios, deixando 538,2 mil desalojados, 806 feridos e 112 desaparecidos.
Assista ao vídeo do resgate:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)