Ejeção em Aviões: Tecnologia que Salvou Piloto em Acidente com Super Tucano da FAB

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Ejeção em aviões: entenda a tecnologia que salvou piloto em acidente com Super
Tucano da FAB

Sistema de emergência usa explosões e motor foguete para lançar assento e abrir
paraquedas em milissegundos. Força pode chegar a 14 vezes o peso do piloto e
requer cuidados.

Entenda como funciona a ejeção, procedimento que salvou piloto da Esquadrilha da
Fumaça [https://s01.video.glbimg.com/x240/13804744.jpg]

Entenda como funciona a ejeção, procedimento que salvou piloto da Esquadrilha da
Fumaça

A ejeção, sistema que empurra o assento do piloto para fora da aerovane, salvou
a vida de um aviador da Esquadrilha da Fumaça
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/30/video-mostra-piloto-da-fab-em-paraquedas-logo-apos-se-ejetar-de-aviao-que-caiu-no-interior-de-sp.ghtml],
após uma colisão entre duas aeronaves A-29 Super Tucano
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/31/conheca-o-a-29-super-tucano-aviao-da-esquadrilha-da-fumaca-que-caiu-em-treinamento-em-sp.ghtml]
em um voo de treinamento entre Descalvado
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/cidade/descalvado/] e Porto Ferreira
(SP) [https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/cidade/porto-ferreira/], na
quarta-feira (30). A aeronave em que ele estava caiu e a outra conseguiu pousar
em segurança.

O procedimento de emergência, que é ativado pelo piloto, consiste em pequenas
explosões seguidas do acionamento de um motor foguete para lançar o assento,
acionando o paraquedas automaticamente.

James Waterhouse, professor de engenharia aeronáutica da Universidade de São
Paulo (USP), em São Carlos (SP), explicou ao DE como funciona o sistema e como
ele pode ser um trauma grande ao organismo, já que o piloto é lançado com uma
força que pode chegar a 14 vezes o peso dele.

LEIA TAMBÉM:

* A-29 SUPER TUCANO: conheça o avião da Esquadrilha que caiu em SP
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/31/conheca-o-a-29-super-tucano-aviao-da-esquadrilha-da-fumaca-que-caiu-em-treinamento-em-sp.ghtml]
* FLAGRANTE: VÍDEO mostra o momento de colisão de aviões
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/30/video-flagra-colisao-de-avioes-da-esquadrilha-da-fumaca-no-interior-de-sp-um-deles-caiu.ghtml]
* INVESTIGAÇÃO: peças de avião que caiu são retiradas; Cenipa investiga
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/31/cenipa-investiga-queda-de-aviao-da-esquadrilha-da-fumaca-apos-colisao-no-ar-no-interior-de-sp.ghtml]
* PILOTO SE SALVA: VÍDEO mostra piloto em paraquedas após se ejetar
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/30/video-mostra-piloto-da-fab-em-paraquedas-logo-apos-se-ejetar-de-aviao-que-caiu-no-interior-de-sp.ghtml]

COMO FUNCIONA A EJEÇÃO?

Simulação de ejeção de avião — Foto: Reprodução

O sistema de assento ejetor conta com diversos dispositivos que lançam o piloto
para fora da aeronave, a uma distância segura, e acionam automaticamente o
paraquedas.

Isso é feito por uma sequência de pequenas cargas explosivas que, em milésimos
de segundo, entram em ação. Quase ao mesmo tempo, um cordão explosivo embutido
na cabine é acionado, abrindo caminho para a saída.

> “Quando essas pequenas explosões acabam, um motor foguete é acionado para
> fazer com que o assento levante a uma altura mínima para o paraquedas abrir. E
> isso é porque às vezes o avião está muito perto do chão. Em muitas ejeções, já
> até bateu no chão e o piloto ejeta”, explicou Waterhouse.

A-29 Super Tucano da FAB é usado pela Esquadrilha da Fumaça — Foto: Arte
de

PROCESSO RÁPIDO E VIOLENTO

Piloto aparece em paraquedas logo após se ejetar de avião que caiu entre
Descalvado e Porto Ferreira, no interior de SP — Foto: Arquivo pessoal

O piloto só aciona o assento ejetor quando não há outra alternativa para manter
o controle da aeronave. O processo de ejeição é extremamente rápido e violento.

Durante a ejeção, o piloto é lançado com uma força equivalente a uma
desaceleração brutal de até 14 Gs (14 vezes maior que a gravidade da Terra). É
como se, em uma fração de segundo, o piloto pesasse mais de uma tonelada.

Segundo o especialista, existem diversos tipos de assentos ejetáveis, e cada
modelo tem características próprias. Alguns exigem uma altura e velocidade
mínimas para funcionar com segurança. Outros, mais avançados, são projetados
para operar mesmo em situações extremas, como em baixa altitude ou em velocidade
quase nula.

O processo de ejeção ocorre em questão de centésimos de segundo. Logo após o
rompimento da cabine, um sistema automático recolhe as pernas do piloto, que
ficam nos pedais, e também posiciona a cabeça junto ao encosto do assento. Tudo
é feito para proteger o corpo durante o disparo do assento.

> “A coluna do piloto tem que estar bem reta, porque a força dessas explosões
> são tão fortes que se o piloto estiver torto ele pode fraturar a coluna”,
> explicou o professor.

Em 2012, um piloto da FAB mostrou como é o procedimento para o piloto acionar a
ejeção. VEJA O VÍDEO ABAIXO:

A cadeira ejetora projeta o piloto a cerca de 80 metros de altura, então o
assento se desprende liberando o paraquedas. Todo o sistema é automatizado e
funciona mesmo que o piloto esteja inconsciente por algum motivo ou devido à
forte aceleração.

> “Uma ejeição é um trauma relativamente grande ao organismo. Primeiro, é por
> causa da aceleração provocada pelas explosões do motor foguete, o tranco é
> muito forte. Depois, na hora do pouco com o paraquedas, parece que é devagar,
> mas não é bem assim. A pancada é grande e muita gente torce ou machuca pé ou
> tornozelo”, explicou Waterhouse.

Segundo o professo, existem caças, como o F35B, que possuem sistema de ejeção
automática em condições específicas.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO O PILOTO APÓS A EJEÇÃO NA QUARTA:

Vídeo mostra piloto em paraquedas após ejeção de avião da Esquadrilha que caiu
em SP [https://s01.video.glbimg.com/x240/13801428.jpg]

TREINAMENTO

Simulação de ejeção feita pela Esquadrilha da Fumaça na AFA em
Pirassununga — Foto: Esquadrilha da Fumaça/Divulgação

De acordo com o professor, os pilotos treinam a sequência da ejeção no assento
para que o procedimento seja bem sucedido.

“Quando o piloto o piloto escolhe a ejeção, é porque ele já considerou o
problema insolúvel. Todas as vezes que o risco de vida é iminente, entre o avião
e o piloto, você joga fora o avião. O piloto é um elo precioso da cadeia
militar, sua vida é extremamente importante. Na dúvida, o piloto deve ejetar”,
disse o professor.

ACIDENTE EM TREINAMENTO

Vídeo mostra momento exato de colisão de aviões da Esquadrilha da Fumaça; um
deles caiu [https://s01.video.glbimg.com/x240/13801556.jpg]

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)
investiga
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/31/cenipa-investiga-queda-de-aviao-da-esquadrilha-da-fumaca-apos-colisao-no-ar-no-interior-de-sp.ghtml]
a partir desta quinta-feira (31) os fatores que contribuíram para a queda do
avião A-29 Super Tucano que se chocou com outro durante um treinamento da
Esquadrilha da Fumaça. Veja aqui o momento da colisão.
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/30/video-flagra-colisao-de-avioes-da-esquadrilha-da-fumaca-no-interior-de-sp-um-deles-caiu.ghtml]

O acidente aconteceu na manhã de quarta-feira (30) entre Descalvado e Porto
Ferreira (SP). Um deles caiu em um terreno na zona rural, mas o piloto conseguiu
se ejetar. Um vídeo mostra ele em paraquedas logo após sair da aeronave.
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2025/07/30/video-mostra-piloto-da-fab-em-paraquedas-logo-apos-se-ejetar-de-aviao-que-caiu-no-interior-de-sp.ghtml]

O outra avião envolvido no acidente conseguiu pousar em segurança. Ninguém ficou
ferido, segundo a Academia da Força Aérea (AFA).

VÍDEOS DA EPTV:

50 vídeos
[https://de.de.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/playlist/videos-tudo-sobre-sao-carlos-araraquara-rio-claro-e-regiao.ghtml]

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