Elefante-marinho-do-sul retorna ao mar após encalhe no Guarujá: vídeo mostra resgate e monitoramento de 7 dias

Vídeo: elefante-marinho-do-sul retorna ao mar após encalhar no Guarujá

A fêmea de elefante-marinho-do-sul encontrada na Praia das Astúrias, no litoral
de São Paulo, voltou ao mar após 7 dias de monitoramento

São Paulo — Uma fêmea de elefante-marinho-do-sul foi encontrada encalhada na
Praia das Astúrias, no Guarujá, litoral de São Paulo, no dia 13 de novembro. O Instituto
Gremar monitorou o animal durante 7 dias e, na sexta-feira (20/11), deixou que a fêmea retornasse ao mar.

A equipe do instituto abriu o recinto onde o animal estava, para que ele pudesse ir em seu próprio ritmo. Por volta das 13h, o elefante-marinho-do-sul se sentiu confortável e se dirigiu para a água.

Quando foi encontrada, a fêmea estava abaixo do peso, com 200 kg, e media 2,3 metros. Ela estava com escoriações pelo corpo e sinais de exaustão. Também foi constatada a presença de algas e epibiontes. O Instituto Gremar fez exames de sangue e medicou o animal.

Como o encalhe aconteceu próximo ao dia 15 de novembro, feriado, o animal foi levado para um local mais reservado, a Praia do Monduba, também no Guarujá. O elefante-marinho-do-sul foi mantido em um recinto provisório, construído pela equipe do instituto, na própria praia.

Novos exames hematológicos com melhoras consideráveis foram determinantes para que a equipe do Gremar considerasse que o animal pudesse voltar ao mar. A ação foi resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMB-BS).

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE: (11) 99467-7776.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Chuvas em SC deixam desalojados e 15 cidades afetadas: Norte, Oeste e Serra impactadas

Chuvas em SC deixam desalojados e ao menos 15 cidades afetadas

Araquari, no norte de Santa Catarina, teve alagamentos em diversas regiões e decretou situação de emergência. As chuvas que atingem as cidades de Santa Catarina neste sábado (7/12) têm ocorrências registradas em pelo menos três regiões do estado, norte, oeste e serra. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, às 16h deste sábado, ao menos 15 municípios registraram ocorrências como alagamentos, enxurradas ou risco de deslizamentos. Araquari, no norte de SC, decretou emergência em função das chuvas.

A região mais atingida é o norte do estado, onde a maior cidade catarinense, Joinville, registrou alagamentos desde a manhã de sábado. Os alagamentos em várias ruas do município puderam ser vistos do alto e causaram a interrupção do transporte coletivo durante a manhã, mas o serviço foi retomado no início da tarde. Até mesmo uma igreja no bairro Bom Retiro chegou a sofrer alagamentos. Segundo a Defesa Civil de SC, o levantamento dos danos na cidade ainda está em andamento.

Confira mais informações no NSC Total, parceiro do DE. Receive notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp