Elefante que perdeu pata na infância ganha nova prótese

Elefante que perdeu pata na infância ganha nova prótese

Um elefante asiático comoveu a internet após ganhar uma prótese para colocar no lugar da pata amputada. O vídeo foi compartilhado pelo fotógrafo britânico Cameron Whitnall no perfil do TikTok e já alcançou quase 4 milhões de visualizações. 

O animal, que é apelidado de Chhouk, foi encontrado em 2017 com menos de um ano de idade. Ele vaga sozinho em uma floresta no nordeste do Camboja, país localizado no sudeste da Ásia. Segundo Cameron, a amputação ocorreu na armadilha de um caçador.  

”Também estava desnutrido e gravemente doente devido à ferida infectada”, relatou o fotógrafo ao Newsweek. Na época, Chhouk foi resgatado por Nick Marx, diretor da Wildlife Alliance. O animal vive no centro desde então.

De acordo com Cameron, a prótese foi feita de pneus reciclados, plásticos e espuma para proporcionar mais conforto. O item foi projetado e construído pela Cambodian School of Prosthetics and Orthotics. Já o financiamento partiu do zoológico da família do fotógrafo, que fica na Inglaterra. 

Cameron informou que, para usar o objeto, Chhouk recebe recompensas. “Os tratadores usam treinamento de reforço positivo para recompensar Chhouk com guloseimas saborosas, como coco, por sua cooperação durante o processo de troca de prótese. Como resultado, ele sempre associa isso a uma coisa boa”, contou Cameron.

A prótese foi construída com base na estatura de Chhouk, que, aos 15 anos, possui quase três metros de altura e pesa cerca de quatro toneladas. O item deve ser substituído a cada seis meses, já que os elefantes tendem a crescer até os 20 a 25 anos.

Assista ao vídeo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp