Seis pontos percentuais separam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), candidatos que disputam a presidência da República nas eleições do próximo dia 30 de outubro. Os números são da pesquisa Datafolha, encomendada por TV Globo e Folha de S.Paulo, e divulgada no final da tarde desta sexta-feira, 14. Nela, o ex-presidente aparece com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual.
O Datafolha entrevistou 2898 pessoas presencialmente entre os dias 13 e 14 de outubro, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e O nível de confiança de 95%. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01682/2022.
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.
Já no cenário de votos totais, que não descartam brancos e nulos, Lula aparece com 49% da preferência do eleitorado, contra 44% de Bolsonaro. Os votos brancos e nulos representam 5% dos entrevistados. Os que disseram não saber ou não responderam representam 1%.
Números idênticos
Os números apontados na pesquisa Datafolha em relação aos votos válidos são exatamente aqueles registrados no levantamento XP/Ipespe, divulgado no final da manhã desta sexta-feira, 14. Em relação aos votos totais, a diferença é mínima. Lula tem os mesmos 49% e Bolsonaro um ponto a menos: 43%.