Eleição suplementar em Ruy Barbosa: Dr. George e Eridan disputam prefeitura após candidato mais votado se tornar inelegível. 23 mil eleitores aptos a votar.

eleicao-suplementar-em-ruy-barbosa3A-dr.-george-e-eridan-disputam-prefeitura-apos-candidato-mais-votado-se-tornar-inelegivel.-23-mil-eleitores-aptos-a-votar

Eleitores de Ruy Barbosa escolhem prefeito neste domingo após candidato mais votado em 2024 se tornar inelegível

Votação regular, em outubro do ano passado, foi desconsiderada após o político ter a candidatura indeferida. Mais de 23 mil pessoas devem ir às urnas ao longo do dia.

A eleição suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador, acontece neste domingo (6), seis meses após o pleito de 2024 ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado.

O município tem 23.883 eleitores aptos para votação. Destes, 22.531 poderão usar biometria ao registrar o voto, o que corresponde a 94,34% do total. Os demais não cadastraram o recurso. As sessões abrem às 8h e fecham às 17h.

Ao todo, 89 urnas eletrônicas serão usadas na cidade. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 79 estarão nas seções eleitorais e 10 ficarão na contingência, prontas para substituir qualquer equipamento que tenha problemas durante a votação.

No sábado (5), os servidores do TRE-BA fizeram a preparação das urnas, com auditoria dos equipamentos. Além do teste de integridade, que simula uma votação em ambiente controlado, também foi impresso o relatório da zeréssima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado antes do início da votação.

O cargo é disputado entre apenas dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB), que é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), julgado inelegível pelo TRE.

Dr George e Eridan de Bonifácio disputam Prefeitura de Ruy Barbosa, na Bahia

O médico George Luiz Brito de Carvalho tem 43 anos e é natural de Ruy Barbosa. Essa é a primeira vez que ele se candidata a uma eleição. Ele tem a política Benilda (PT), também da cidade, como candidata a vice. A mulher de 60 anos ficou como suplente no último pleito para vereador.

Já Eridan Martins de Araújo Dourado se apresenta como aposentada. A vereadora tem 69 anos e é natural de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ela já havia se candidatado a prefeita, em 2020, mas perdeu a eleição. Dessa vez, Eridan tem o empresário Nildo como postulante a vice. Natural de Ruy Barbosa, o político de 55 anos concorria ao mesmo cargo na chapa encabeçada por Bonifácio.

George e Eridan listaram uma série de promessas para setores como saúde e educação em suas propostas. A candidatura de Bonifácio (MDB) foi indeferida em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no mês de outubro. Em processo movido pela oposição, a Corte reconheceu a inelegibilidade do político e determinou a realização de um novo pleito. Enquanto a eleição suplementar não era realizada, o presidente da Câmara de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB), foi empossado como prefeito temporário, cumprindo com os deveres do cargo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp