O Brasil possui 27 unidades federativas. Entre elas, 26 estados mais o Distrito Federal. Nas Eleições de 2022, para o cargo de governador, 12 candidatos encaminham suas vitórias ainda no primeiro turno do pleito. Isso equivale a 44,4% do total, chegando a quase metade. Em comparação com 2018, esse número é um pouco menor.
Cenários dos candidatos a governador
Começando pela região Centro-Oeste, em três estados há um encaminhamento para governador. Em Goiás, o candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil) soma, atualmente, 47,7% na pesquisa do Instituto Serpes. O seu principal adversário, Gustavo Mendanha (Patriota), aparece com 19,7%.
No Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) é o líder com 39,9% na Metrópoles/Ideia, enquanto Mauro Mendes (União Brasil) ocupa a primeira posição no Mato Grosso, com 43% segundo a pesquisa Real Time Big Data.
Na região Nordeste, também são três estados que fazem parte da porcentagem de 44,4% de candidatos a governador vencendo no primeiro turno. Na Bahia, ACM Neto (União Brasil) ostenta 54%, segundo a Datafolha; no Piauí, a Ipec aponta vitória de Silvio Mendes (União Brasil) com 38% das intenções de voto. Por fim, no Rio Grande do Norte, também pela pesquisa Ipec, Fátima Bezerra (PT) lidera com 46%.
O Norte, assim como o Centro-Oeste e o Nordeste, também está com três candidatos a governador bem à frente dos concorrentes. No Pará, Helder Barbalho (MDB) tem 62% das intenções de voto, segundo o Real Time Big Data. No Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos) aparece com 40% na Ipec. Já em Roraima, Teresa Surita (MDB) tem 47% das intenções de voto, na Real Time Big Data.
O Sudeste e o Sul contam com números menores. Espírito Santo e Minas Gerais elegeriam um governador ainda no primeiro turno, no cenário de momento. Renato Casagrande (PSB) está na frente no estado capixaba, com 52% segundo a Ipec, enquanto Romeu Zema (Novo) lidera com folga entre os mineiros, com 56,1% na pesquisa do Instituto Futura. No Sul, Ratinho Jr. (PSD) tem 46% no Paraná, de acordo com a Ipec.
Possibilidade de mudança e comparação
Apesar do encaminhamento nas Eleições de 2022, muito pode mudar até a data do pleito, em 2 de outubro. Para o cargo de presidente, cerca de 83% dos brasileiros já decidiram os seus votos. Por outro lado, para governador, deputado federal, deputado estadual e senador, o número oscila bastante entre os estados.
Nas Eleições de 2018, 13 (48,1%) governadores foram eleitos ainda no primeiro turno. Os estados foram os seguintes: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí e Tocantins.