Última atualização 28/08/2022 | 15:07
Na mais recente pesquisa Exame/Ideia, da última quinta-feira, 25, os dados apontaram que 83% dos brasileiros já definiram seus votos para presidente da República. Dentro desse número, 80% estão com intenção de votar em Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Além disso, 13% ainda estão abertos a mudar de opinião, enquanto 3% não sabem. O levantamento entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto, via telefone.
A tendência para presidente
A pesquisa Exame/Ideia confirmou ainda mais a tendência de polarização no pleito para presidente. Atualmente, segundo os dados das próprias instituições, Lula está com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Bolsonaro, com 36%. O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), surge com apenas 9%, e Simone Tebet (MDB) tem 4%.
Portanto, somando as porcentagens de Lula e Bolsonaro, surge o equivalente a 80%. Todos os eleitores dentro dessa parcela não devem mudar de ideia quanto ao voto para presidente. No entanto, ainda há a possibilidade de oscilação entre aqueles que estão considerando votar em outros candidatos, ou até mesmo declarar voto nulo ou branco.
De acordo com a pesquisa, em um segundo turno eventual entre os dois candidatos, Lula continua com a vantagem. Atualmente, petista possui 49% das intenções nesse cenário, contra 40% do atual presidente. Tanto Lula quanto Bolsonaro venceriam um segundo turno contra Ciro Gomes e Simone Tebet.