Eleições 2022 viram memes nas redes, com críticas e até cantadas

A eleição para presidente está agitando a Internet com o apelo de humor, principalmente para a polarização entre os candidatos preferidos apontados nas pesquisas eleitorais. Lula e Bolsonaro são alvos de memes com críticas, apoio e cantadas, assim como o Partido dos Trabalhadores (PT). O discurso representado pelos presidenciáveis costuma ser a principal temática das imagens e vídeos publicados. 

No momento eleitoral, as piadas apelam ao contexto. “Neste final de semana ficarei em casa. A Justiça Eleitoral  proibiu a circulação de santinho”, consta em uma publicação. “Bom dia para quem vai dar PT hoje” e “Meu voto é secreto (com uma silhueta de Bolsonaro ao fundo)”, circula nas redes. 

 

(Reprodução/RedesSociais)

 

A equipe de marketing dos candidatos também usam o tom humorado como estratégia de conquista e fidelização do eleitorado pelos memes. A utilização de elementos da cultura pop e do linguajar das redes sociais aproxima os mais jovens e ainda garante compartilhamento das ideias, independentemente da preferência política.

A adesão dos famosos às brincadeiras ajudou a popularizar a manifestação de votos por meio de símbolos. Os eleitores de Lula costumam fazer um “L’ com as mãos e os de Bolsonaro usam roupas, bandeiras e/ou objetos e imagens com a bandeira do Brasil. A rixa entre as pessoas fica exposta nos comentários que, muitas vezes, se tornam motivo de bloqueio nas mídias sociais.

Paqueras também estão carregadas de apelo político. “Tu te tornas eternamente responsável por quem eleges”, segundo uma página na internet. O apoio a um dos candidatos se tornou até critério de exclusão de pretendentes. Alguns aplicativos de relacionamento já criaram formas de impedir o like que seria um possível match em pessoas com ideologias políticas diferentes. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp