Vereadores eleitos de Juazeiro do Norte estão começando a articular para definir a nova Mesa Diretora na Câmara Municipal. O grupo terá um mandato de dois anos e é composto por seis vereadores. As articulações já iniciaram, e nesta segunda-feira (30), o vereador eleito Felipe Vasques (Agir) anunciou seu nome para o cargo. Felipe destacou a importância de construir uma Câmara mais próxima da população, capaz de ouvir e atender às demandas locais.
Além de Felipe Vasques, outros parlamentares foram anunciados para compor a Mesa Diretora. Entre eles estão Pergentina Jardim (PODEMOS) como 1ª vice-presidente, Vinicius Duarte (PSD) como 2º vice-presidente, Barbosa Neto (PT) como secretário, Badu (PMN) como 2º secretário e Rita Monteiro (PSB) como 3ª secretária. É importante ressaltar que nenhum vereador reeleito no pleito municipal de 2024 faz parte deste grupo. Nas últimas eleições, a câmara de Juazeiro passou por uma renovação, com apenas sete vereadores sendo reeleitos, o equivalente a dois terços do total.
O DE entrou em contato com alguns vereadores, e ao que tudo indica, o nome de Felipe será o único indicado para administrar a Casa Legislativa. Segundo o Regimento Interno da Câmara, a eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio (2025/2026) não possui registro de chapa. Durante a sessão preparatória de posse, cada vereador poderá manifestar o desejo de ocupar um cargo na Mesa, e a votação será aberta, cargo a cargo, conforme explica Erivaldo Oliveira, assessor jurídico da Câmara.
A sessão preparatória de posse e a eleição da Mesa Diretora serão presididas pelo vereador Capitão Vieira Neto (MDB), atual presidente da Casa Legislativa. A expectativa é que todo o processo seja conduzido de forma transparente e democrática, garantindo representatividade e eficiência na gestão da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. Fique por dentro das novidades e dos desdobramentos dessa articulação que irá definir os rumos do legislativo municipal nos próximos dois anos.