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‘Eleitor brasileiro só vê manchete’, afirma especialista em política

“Infelizmente o eleitor brasileiro só vê manchete, ou seja, não clica para abrir a matéria e isso faz aumentar o compartilhamento das Fake News”

O jornalista especialista em jornalismo político e internacional Afif Sarhan em entrevista ao jornal Diário do Estado, fez uma análise das eleições 2018. Para ele houve uma polarização de pensamentos e uma série de fatores que trouxeram à essas eleições um caráter diferente das anteriores. “Durante vários anos, víamos o poder dividido entre PSDB e PT, então houve essa convergência e agora temos eleito um candidato que não pertence a nenhum desses grupos políticos, que foi o Jair Bolsonaro (PSL)”, destaca.

Nessas eleições a relação com a internet afetou as campanhas, ainda mais com a alta divulgação de Fake News. “A gente entrou nesse mundo cibernético e a tendência é crescer cada vez mais, mas sendo importante lembrar que a rede social WhatsApp é um meio de comunicação que foi visto nessas eleições como uma arma, mas a grande arma deveria ter sido informar sobre a circulação dessas notícias falsas. Infelizmente o eleitor brasileiro só vê manchete, ou seja, não clica para abrir a matéria e isso faz aumentar o compartilhamento das Fake News”, afirma.

Com a eleição do candidato do PSL, é possível que ele utilize do recurso das redes sociais para ter maior alcance de seu eleitorado. “Se tem uma boa equipe política sempre vai estar pesquisando nas redes sociais vendo o que o eleitor quer e vai estar levando para ele essa informação e assim ganhando a confiança dele”, explica.