Eleitores da França vão as urnas neste domingo para escolher o presidente do país

Eleitores da França vão as urnas neste domingo para escolher o presidente do país

Neste domingo (10) mais de 50 milhões de franceses poderão decidir o futuro do país, escolhendo qual dos 12 candidatos a presidência irão passar para o segundo turno das eleições.

Recentes pesquisas eleitorais indicam uma disputa apertada entre o atual presidente frances Emmanuel Macron, do partido A República Em Marcha, e Le Pen, do Reagrupamento Nacional. Além dos dois, outros 10 candidatos estão na disputa pelo Palácio do Eliseu  e, apenas Jean-Luc Mélenchon, candidato do partido de extrema-esquerda França Insubmissa, representa alguma ameaça para Macron e Le Pen.

Os resultados do primeiro turno devem ser conhecidos ainda neste domingo, já o segundo tuno das eleições está marcado para o dia 24 de abril.

Emmanuel Macron tem sido bastante criticado pela sua demora em engajar-se na campanha política deste ano, e chegou a ser tachado de “arrogante” por parte do eleitorado. O atual presidente da França tem priorizado o conflito na Ucrânia, na tentativa de destacar no papel de líder da Europa.

Ao jornal Correio de Pernambuco, o cientista político do Instituto de Relações Internacionais e Estratégias (Iris), em Paris, Jean-Yves Camus acredita que Macron ganhará de Marine, no primeiro turno, mas adverte que a vantagem do atual presidente tem diminuído.

Ele afirmou que, o atual presidente atingiu o pico de favoritismo após o começo da guerra entra a Rússia e a Ucrânia, entretanto,  começou a diminuir após sua rival dar início a sua campanha, abordando preocupações diárias dos franceses da classe média e dos trabalhadores.

O cientista também explica que, após o resultado oficial do primeiro turno for anunciado, o país irá assistir um grande apelo feito pelos candidatos eliminados para impedir uma eventual vitória de Le Pen no segundo turno. O que segundo Camus seria uma catástrofe para os republicanos.

“Apenas Zemmour deverá apoiar a candidata, pois ele pretende reconstruir a direita e ter uma aliança que abranja os partidos Les Republicains e Reagrupamento Nacional”, afirmou.

Saída da União Europeia

Analistas temem que, com uma eventual vitória de Le Pen no segundo turno, em 24 de abril, a França acompanhe o Reino Unido e tente se separar da União Europeia (UE), o que levaria ao colapso da integração.

Além disso existe o temor de que a extrema-direita no poder coloque em xeque o papel de liderança da Europa. Com a saída de Angela Merkel do poder e a ascensão de Olaf Scholz na chanceleria alemã, Macron tem procurado se firmar como a principal figura política europeia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mattel imprime endereço de site pornô em embalagem de bonecas

A gigante do brinquedo Mattel enfrenta um escândalo após um erro na embalagem de suas bonecas temáticas do filme “Wicked”, que direciona os compradores para um site pornográfico. O erro foi descoberto durante o fim de semana, quando usuários nas redes sociais compartilharam fotos da URL impressa na parte de trás das caixas das bonecas da edição especial.
 
Em vez de direcionar para a página oficial do filme no site WickedMovie.com, o endereço leva a um site de filmes adultos. A Mattel, em uma declaração enviada à Associated Press, afirmou que foi “informada sobre um erro de impressão na embalagem das bonecas da coleção Mattel Wicked,” que são principalmente vendidas nos Estados Unidos.
 
“Lamentamos profundamente esse erro lamentável e estamos tomando medidas imediatas para corrigi-lo,” acrescentou a empresa. A Mattel não confirmou se essa ação inclui retirar os produtos não vendidos com o link incorreto das lojas. No entanto, na manhã de segunda-feira, pelo menos algumas dessas bonecas Wicked pareciam não estar mais disponíveis ou fora de estoque em sites como Amazon, Target e no próprio site da Mattel.
 
A empresa está orientando os consumidores que já possuem as bonecas a descartarem a embalagem ou ocultarem o link — e a entrarem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Mattel para mais informações. A coleção especial de Wicked foi lançada no início deste ano, com uma promoção compartilhada no Instagram em julho mostrando Cynthia Erivo e Ariana Grande, que interpretam Elphaba e Glinda no próximo filme da Universal Pictures.
 
O musical da Broadway “Wicked” foi dividido em duas partes para sua adaptação cinematográfica. O primeiro capítulo de “Wicked” será lançado nos cinemas em 22 de novembro, com a parte dois prevista para 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos