Eleitores de Iaciara vão às urnas neste domingo para escolher prefeito e vice

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realiza neste domingo, 5, novas eleições para a escolha de prefeito e vice-prefeito no município de Iaciara, na região Nordeste de Goiás. A votação segue o horário de Brasília (DF) das 8h às 17h. O novo pleito ocorre, pois, o ex-prefeito e o vice, Haicer Sebastião Pereira Lima e Marcos Pereira de Macedo, tiveram os mandatos cassados por irregularidades na prestação de contas da campanha. Vale citar, em 2024 ocorrem novas eleições municipais. Trata-se, então, de mandato tampão.

Desta vez, disputam o cargo: Arthur Humberto Rodrigues de Paula (Cidadania) para prefeito e José Reis Oliveira dos Santos (Solidariedade) para vice; Gilmar Nery de Oliveira (PDT) e Maria Deuseni de Oliveira Gonsalves (PT); e o prefeito interino, Wagner Nery Sampaio (PL), presidente da Câmara municipal, com Sebastião José Amâncio da Silva para vice-prefeito.

Poderão votar os eleitores da cidade com cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 5 de outubro de 2022. Os aptos que não votarem devem justificar por meio do aplicativo e-Título. Depois do pleito, a justificativa deve ser efetuada pelo site do TRE-GO.

Cassação

Em relação a cassação de Haicer e seu vice, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) denunciou doações não identificadas, além da suspeita do uso de funcionários da prefeitura de Iaciara como “laranjas”.

Ainda conforme a denúncia, na prestação de contas constavam o montante de R$ 48,1 mil, sendo que estas ocorreram em nove dias, com valores, dia e horários padronizados – em 47 de 52 depósitos, estavam iguais.

A defesa, por sua vez, disse se tratar de “meros erros formais” e que a quantidade de valores era “ínfima”. Contudo, a relatora do TRE-GO, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, apontou que 48,07% do montante arrecadado não estava identificado. “Nesse sentido, tais irregularidades não devem ser encaradas como ‘meros erros formais’, já que são graves, a ponto de comprometerem a lisura do pleito”.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado, 16, que, até o fim do mandato, nenhum brasileiro vai passar fome no país. A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na região central do Rio de Janeiro.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, disse o presidente. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”.

O evento encerrou a programação do G20 Social, que reuniu durante três dias representantes do governo federal, movimentos sociais e instituições não governamentais. Na segunda, 18, e terça-feira, 19, acontece a Cúpula do G20, com os líderes dos principais países do mundo. A discussão de iniciativas contra a fome e a pobreza são bandeiras da presidência brasileira do G20.

“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, disse o presidente. “Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta”.

O encerramento do festival teve a participação dos artistas Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê e Lukinhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos