Além dessas unidades em aeroportos, os tribunais regionais instalaram postos de justificativa em vários pontos do país
Muitos eleitores estão fora do domicílio nas eleições que acontecem neste domingo (7), e não vão poder votar. Por isso, foi montada uma estrutura para possibilitar a justificativa do voto. Ao todo, nove aeroportos da Infraero, Aracaju, Belém, Cuiabá, Goiânia, Maceió, Recife, Teresina, Vitória e Uberlândia, estão hoje com postos de justificativa de ausência à urna para atender àqueles que estiverem em trânsito e não puderem participar do primeiro turno das eleições.
As unidades dos tribunais regionais eleitorais vão funcionar no mesmo horário da votação, das 8 às 17 horas neste dia 7 de outubro. As pessoas que estiverem nessa situação, ou seja, fora do domicílio eleitoral, precisam informar no Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), documento que precisa ser preenchido e entregue ainda hoje, o motivo de não ter ido às urnas votar.
O documento é distribuído gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e nos locais de votação ou de justificativa.
Para fazer a justificativa da ausência, o eleitor deverá saber o número do seu título de eleitor e apresentar um documento oficial de identificação. Além dessas unidades em aeroportos, os tribunais regionais instalaram postos de justificativa em vários pontos do país. Em Brasília, um dos locais mais procurados pelos eleitores em trânsito, na região central da cidade, já estava cheia na primeira hora de funcionamento.
Entretanto, se o eleitor, estando fora de seu domicílio, não votar e também não apresentar a justificativa, o fato pode gerar sérias consequências futuramente. O comprovante de votação nas eleições, além de ser um registro fiel do exercício da democracia, é um documento importante solicitado em diversas situações pertinentes, como em concursos, matrículas em faculdades e etc.