Press "Enter" to skip to content

Eleitos em 2022 são diplomados em cerimônia do TCE Goiás

Última atualização 19/12/2022 | 13:38

Os deputados estaduais e federais, senador, governador e vice-governador de Goiás eleitos no pleito de outubro deste ano receberam diplomas que atestam o direito ao cargo. Um evento reuniu autoridades em evento na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta segunda-feira, 19. Reeleito, Ronaldo Caiado  participou por videoconferência por ainda estar se recuperando de uma cirurgia no coração.

Ao todo, 61 políticos foram confirmados como vitoriosos nas urnas, sendo 41 deputados estaduais, 17 deputados federais, o senador Wilder Morais (PL), o vice-governador Daniel Vilela e o governador Caiado. Sem o processo, nenhum eleito pode tomar posse do mandato, que está prevista para às 17 h no plenário da Assembleia Legislativa. A realização do evento ocorre após o prazo de questionamento e de processamento do resultado das eleições, mas tem data limite de 19 de dezembro do ano do pleito. 

Na cerimônia, dois deputados participaram após serem reconhecidos durante recontagem dos votos que teve resultado divulgado há pouco mais de uma semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). O revés ocorreu porque as candidaturas deles foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após as eleições. Ao final, George Morais entrou no lugar de Thiago Albernaz e Fred Rodrigues assumiu a vaga de Cristóvão Tormin. TRE fez recontagem porque o TSE aprovou as candidaturas deles depois da eleição.

A diplomação do presidente da República eleito, Luís Inácio Lula da Silva aconteceu na última segunda-feira, 12. Em seu discurso de diplomação da sede do TSE, ele reforçou compromisso com a democracia e a Constituição. Emocionado, relembrou o processo eleitoral e criticou indiretamente o adversário Jair Bolsonaro. O petista teve 50,08% dos votos válidos nas urnas eletrônicas. A próxima etapa do protocolo é a posse no cargo em 1º de janeiro de 2023, que marca a investidura no mandato entre 2023 e 2026.

Responsabilização

Na ocasião, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, aproveitou a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin como presidente e vice eleitos para compartilhar o andamento das investigações dos ataques antidemocráticos. No discurso, ele afirmou que os grupos que cometeram ataques antidemocráticos, desinformação e  discurso de ódio já foram identificados e “serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”.