É impossível passar pela Avenida 136, no trecho entre a Praça Tiradentes e a rotatória da Avenida 90, e não notar a exuberância das flores ao longo dos 24 canteiros centrais. São 27.568 mudas de tagetes laranja, amarelo e mix; e de sálvias vermelha e mix que contrastam com os bougainvilles, numa explosão de cores que transforma a paisagem urbana.
A aposta da Prefeitura de Goiânia, em investir cada vez mais em jardinagem, tem surtido o efeito esperado e despertado elogios em quem transita pela avenida. A boa notícia é que o plano de paisagismo, executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), vai ser replicado em outras vias da capital. “Em breve, a Avenida Portugal, Avenida do Povo, na Vila Mutirão, e a República do Líbano também estarão tão floridas quanto, proporcionando mais bem-estar à população”, afirma o presidente da Companhia, Rodolpho Bueno.
As flores espalhadas pela Avenida 136 e outros canteiros e praças de Goiânia são cultivadas nos viveiros da Comurg, que, junto às árvores, palmeiras e forrageiras, somam 268 mil mudas mensais. As equipes da companhia são responsáveis também pelo preparo do solo nos espaços públicos e pelo plantio, irrigação, capina, retirada de lixo e folhas secas e despraguejamento, numa rotina de manutenção constante.
“A capital das árvores do Brasil está se transformando também na capital das flores e, sobretudo, na capital da qualidade de vida. Essa realidade impacta positivamente na autoestima de todos os moradores e surpreende os visitantes. Por isso há tanta gente fazendo registros e parando para admirar nossos jardins”, destaca o prefeito Rogério.