Press "Enter" to skip to content

Elon Musk anuncia que o Twitter será chamado de “X”

Última atualização 24/07/2023 | 16:13

A partir desta segunda-feira, 24, a rede social Twitter começou a se tornar o “X”, como foi anunciado pelo dono da empresa, Elon Musk, no fim de semana. A versão web da plataforma já substituiu o logo do passarinho azul que nunca havia sido trocada desde a criação, em 2006.

Este é mais um avanço na trajetória de transformação da plataforma “X”, em um “superapp” inspirado no famoso WeChat, amplamente popular na China. Com esse aplicativo, os usuários terão acesso não apenas a conteúdo diversificado, mas também poderão interagir por meio de mensagens e contratar uma ampla gama de serviços.

“X é o estado futuro da interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por inteligência artificial, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”, disse a CEO do Twitter, Linda Yaccarino, no Twitter.

Há indícios de que a plataforma em questão possa em breve trocar o nome “Twitter” por “X”, como sugerido em um tuíte feito por Elon Musk. “E em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, pontuou.

A celebração do novo logo foi celebrada na sede da empresa, conforme revelado pelo bilionário. O edifício que abriga os escritórios do Twitter foi adornado com um impressionante “X” projetado na fachada. O momento especial foi compartilhado tanto por Elon Musk quanto por Yaccarino no Twitter.

 

O que é X?

O aplicativo “X” tem o objetivo de abranger diversas funções, sendo desde uma rede social até uma instituição financeira para transferência de valores. Assim como o WeChat, almeja ser uma plataforma completa de mensagens, rede social, serviço de pagamentos, consumo de conteúdo e compras online. Atualmente, embora o Twitter ainda mantenha o nome de criação, ao menos na URL do site e no aplicativo para celular, o endereço “X.com” já redireciona os usuários para a nova rede social em desenvolvimento.

Elon Musk vinha considerando a possibilidade de desenvolver um aplicativo semelhante ao WeChat há anos, mas até o momento não havia dado início a esse processo. Com a aquisição do Twitter, surgiram rumores de que a plataforma poderia servir como ponto de partida para a concretização desse ambicioso projeto, aproveitando a base já estabelecida do serviço para garantir a popularidade da nova plataforma. No entanto, o empresário também considerou a alternativa de criar um aplicativo completamente novo caso as negociações não avançassem como o planejado.