Press "Enter" to skip to content

Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno

Última atualização 07/10/2024 | 16:05

As eleições municipais de 2024 trouxeram resultados significativos em várias capitais brasileiras. Enquanto algumas cidades elegeram seus prefeitos já no primeiro turno, outras precisarão de um segundo turno para definir seus líderes. Neste artigo, vamos analisar os resultados e entender o cenário eleitoral em cada região.
 
No Nordeste, cinco capitais definiram a disputa eleitoral no primeiro turno. Em Maceió, Alagoas, JHC do PL foi reeleito com 83% dos votos válidos. Em Recife, Pernambuco, João Campos do PSB também foi reeleito, obtendo 78% dos votos válidos. Salvador, na Bahia, viu a reeleição de Bruno Reis do União Brasil com 78% dos votos. Em São Luís, Maranhão, Eduardo Braide do PSD foi reeleito com 70% dos votos, e em Teresina, Piauí, Silvio Mendes do União Brasil venceu com 52% dos votos.
 
Além das capitais que decidiram no primeiro turno, 15 outras precisarão de um segundo turno para eleger seus prefeitos. Essas cidades incluem Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP). Em cidades como João Pessoa e Porto Alegre, a eleição esteve perto de ser resolvida no primeiro turno, mas o primeiro colocado não conseguiu evitar o segundo turno por uma margem muito pequena.
As eleições nas capitais mostraram uma predominância de partidos de centro e do PL, de direita. Partidos como o MDB, PSD, PP e União Brasil, conhecidos como o “centrão”, venceram em várias cidades. O PL garantiu lugar no segundo turno em nove capitais, enquanto o União Brasil e o PT também estão presentes em várias disputas do segundo turno.
O segundo turno nas eleições municipais ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum candidato obtém a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Nesse caso, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno, e o vencedor é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos nessa etapa.
 
Em cidades como São Paulo, o segundo turno promete ser highly competitivo, com Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputando a prefeitura após um empate técnico triplo no primeiro turno. Em Goiânia, Fred Rodrigues (PL) surpreendeu as pesquisas e disputará o segundo turno com Sandro Mabel (União). Em Campo Grande, as candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) irão para o segundo turno.