Press "Enter" to skip to content

Em 2021 Bolsonaro contou sete mentiras por dia, afirma levantamento

Segundo um levantamento feito pela agência de checagem Aos Fatos, o presidente Jair Bolsonaro contou em 2021 sete mentiras por dia. As informações foram divulgadas pelo site Congresso em Foco.

O levantamento apontou que as fake news ou dados distorcidos usados pelo chefe do do executivo ficaram muito  acima da média inverdades diárias ditas por ele nos anos anteriores. Segundo a agência de checagem, 606 declarações feitas pelo presidente ao longo de 2019, ano em que tomou posse, foram classificadas como falsas ou distorcidas, uma média de 1,6 mentiras por dia.

Já segundo o levantamento, no ano de 2020, esse número subiu para 1.529, cerca de 4,36 por cada dia do ano, em 2021 foram registradas 2.516 falas mentirosas e distorcidas, fazendo com que a média de inverdades fosse elevada para 6,9.

“Mais da metade destas mentiras e meias-verdades foram sobre covid-19, com 1.278 declarações de Bolsonaro entre janeiro e dezembro sem avaliação na realidade. Desde o início da pandemia, já são 2.183 manifestações do tipo sem acordo com a realidade”, destacou o levantamento. O levantamento também mostrou 145 mentiras relacionadas às eleições.

Bolsonaro também mentiu sobre o desempenho da economia do país, e uma das principais mentiras ditas pelo presidente foi que o país criou mais empregos formais em 2020 do que no ano anterior. No final de 2020 após uma revisão de dados  do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) apontou que no lugar de criação de novos empregos, o país havia perdido 191.500 vagas de carteira assinada.