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Faturamento da venda de cerveja no Brasil aumenta em quase 20%

Última atualização 16/02/2023 | 09:46

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, segundo estudo da empresa alemã Bath-hass Group, de serviços e produtos relacionados ao lúpulo. Tendo isso em vista, o mercado em questão registrou um aumento geral de 8% entre 2021 e 2022, com o faturamento aumentando cerca de 19,8% no período. Além disso, a venda de cervejas sem álcool teve alta de 37,6%.

A venda de cervejas no Brasil

Com uma produção de aproximadamente 13 bilhões de litros de cerveja ao ano, de acordo com a Bath-hass Group, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos (22,5 bi de litros/ano) e China (48 bi de litros/ano) no cenário mundial. O País desbanca até mesmo a Alemanha, nação famosa pelo consumo da bebida.

Para se ter uma ideia ainda maior da importância da cerveja para o comércio brasileiro, a cadeia produtiva representa cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Em 2022, o País alcançou o volume de 15,4 bilhões de litros, um crescimento de 8%. Já a cerveja sem álcool teve um salto considerável de 284,6 milhões de litros para 390 milhões de litros. Quanto ao faturamento, o montante passou de R$ 231,6 bilhões para R$ 277,4 bilhões.

Em Goiás, vem acontecendo o investimento na produção de cervejas artesanais ao longo dos últimos anos. Atualmente, o estado ocupa o 7º lugar no ranking dos maiores produtores do Brasil. Em 2021, por exemplo, o Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), financiou a cervejaria artesanal Go Brew, de Anápolis.