Press "Enter" to skip to content

Em 2022, inflação subiu 5,79%; alimentos ficam mais caros

Última atualização 10/01/2023 | 11:33

No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, apresentou uma alta além do esperado. O crescimento foi de 5,79%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afetando principalmente os alimentos e bebidas. Dentro dessa categoria, o preço da cebola se destacou negativamente.

A alta da inflação no Brasil

O IBGE publicou os dados nesta terça-feira, 10. A meta que o Conselho Monetário Nacional definiu foi entre 3,5% e 5% para 2022. Portanto, o resultado final do ano se colocou acima do esperado, ultrapassando também a projeção que o Boletim Focus realizou, a qual era de 5,62%.

Este foi o quarto ano seguido em que o Brasil fechou com alta superior ao que o Conselho estabeleceu como centro de meta, durante todo o governo de Jair Bolsonaro. A última vez em que os números estiveram abaixo do centro da meta foi em 2018, quando o presidente era Michel Temer.

Segundo o IBGE, dos nove grupos de produtos e serviços que estiveram na pesquisa, sete tiveram alta no ano. As únicas com deflação foram as áreas de transportes e comunicação. Por outro lado, o maior impacto foi no grupo de alimentação e bebidas, com 11,64%. A cebola, por exemplo, subiu 130,14%, enquanto a batata-inglesa aumentou em 51,92%.