Press "Enter" to skip to content

Em 2023, posse presidencial pode ser a primeira sem Rolls Royce

Última atualização 12/12/2022 | 07:50

O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva pode ser o primeiro a tomar posse no cargo sem o tradicional desfile de Rolls Royce. O veículo fabricado nos anos 1950 e usado na cerimônia desde o governo Getúlio Vargas foi danificado durante a gestão de Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pela coordenadora do evento, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

 

“O presidente Lula estará no carro aberto, como é o protocolo, se o Rolls-Royce estiver em condições, porque parece que ele foi danificado na última posse. Eu ouvi que, talvez, ele tenha sido danificado, o banco, e tal, e o embaixador está responsável… Nossa equipe vai averiguar para ver se ele está em condições. É um carro bastante antigo e a gente sabe que não é tão fácil, não é, embaixador?”, afirmou Janja em entrevista a jornalistas na sede do gabinete de transição em Brasília.

 

O carro no modelo modelo Silver Wraith 1952 conversível costuma ser usado também em festividades e em trajetos com autoridades estrangeiras, como ocorreu na visita da Rainha da Inglaterra Elizabeth II e o presidente francês Charles de Gaulle ao Brasil. A última aparição oficial do Rolls Royce foi no bicentenário da Independência do País, em dia 7 de setembro de 2022. Na mesma data do ano passado, o motorista do veículo foi o tricampeão da Fórmula 1 nos anos 1980, Nelson Piquet.

 

Em 2001, o Rolls Royce passou uma restauração na carroceria, estofamento e instrumentos. O motor não foi incluído. O veículo passa por manutenção regular e roda diariamente durante 20 minutos. Em outubro do ano passado, ele passou por revisão com troca de óleo e do filtro e limpeza interna. O Palácio do Planalto negou a informação compartilhada por Janja. “Informamos que o veículo Rolls-Royce, que é utilizado nas cerimônias de posse presidencial, encontra-se em perfeitas condições de funcionamento, situação que se mantém na presente data”, informaram por meio de nota.

 

A posse de Lula em 1º de janeiro deve começar às 14h30 partindo da catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional, onde o carro aberto onde estarão Lula, Janja, Geraldo Alckmin e a esposa Lu chegará por volta das 15h. O protocolo inclui atividades até às 18h30. A partir das 19h30 está prevista uma recepção para autoridades e chefes de Estado no Palácio do Itamaraty. O início do chamado Festival do Futuro com diversos artistas e cantores brasileiros começará no início da tarde para público esperado de 300 mil pessoas.

Assista o trecho da entrevista de Janja: