Em 2023, romaria de carros de bois será a primeira em calendário de eventos goiano

bois

A romaria de carros de bois de Trindade deste ano será a primeira reconhecida dentro do calendário de eventos de Goiás. O evento foi incluído na programação oficial do estado em janeiro deste ano após sanção do governador Ronaldo Caiado a um projeto de lei da ex-deputada estadual Adriana Accorsi (PT).

 

Nacionalmente, a procissão dos fiéis do Divino Pai Eterno com os animais se tornou uma manifestação caracterizada como Patrimônio Cultural Brasileiro há sete anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por retratar uma vertente da manifestação da identidade cultural de homens e mulheres do campo de Goiás.

 

A chegada das comitivas com carros de boi se tornaram uma atração da festa de Trindade. O desfile no espaço criado para recepcionar os grupos, o carreiródromo, tem estrutura com arquibancada para o público.  No ano passado, o evento reuniu 600 deles na cidade, embora somente 315 tenham passado pelo local. A expectativa é que este ano o número retorne ao patamar pré-pandemia, quando 360 se exibiram.

 

A Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é realizada anualmente entre o final de junho e início de julho. Centenas de famílias saem das fazendas localizadas em diversas cidades de Goiás e de outros estados e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer as bênçãos recebidas e pagar promessas. Os carros de boi fazem parte da memória do povo goiano, principalmente na construção da capital. 

 

Eles figuram até na literatura, como atestou a escritora Cora Coralina em um de seus poemas e Hugo de Carvalho Ramos em seus livros. O movimento alia religião, cultura e tradição do modo de vida rural que se perpetua desde o século 19. A preparação demanda reparos nos carros de bois, preparação dos mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto e definição de estadia na cidade durante a festa. 

 

O evento religioso já tem data marcada neste ano: 23 de junho a 02 de julho. A Romaria de Trindade é considerada a maior do gênero do Centro-Oeste e a segunda maior do País, ficando atrás somente da cerimônia para Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo. A novidade em 2023 é o funcionamento 24 horas do Santuário do Divino Pai Eterno para receber os devotos e programação intensa de shows, que tem na grande o cantor Roberto Carlos.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos