Em 2023, romaria de carros de bois será a primeira em calendário de eventos goiano

bois

A romaria de carros de bois de Trindade deste ano será a primeira reconhecida dentro do calendário de eventos de Goiás. O evento foi incluído na programação oficial do estado em janeiro deste ano após sanção do governador Ronaldo Caiado a um projeto de lei da ex-deputada estadual Adriana Accorsi (PT).

 

Nacionalmente, a procissão dos fiéis do Divino Pai Eterno com os animais se tornou uma manifestação caracterizada como Patrimônio Cultural Brasileiro há sete anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por retratar uma vertente da manifestação da identidade cultural de homens e mulheres do campo de Goiás.

 

A chegada das comitivas com carros de boi se tornaram uma atração da festa de Trindade. O desfile no espaço criado para recepcionar os grupos, o carreiródromo, tem estrutura com arquibancada para o público.  No ano passado, o evento reuniu 600 deles na cidade, embora somente 315 tenham passado pelo local. A expectativa é que este ano o número retorne ao patamar pré-pandemia, quando 360 se exibiram.

 

A Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é realizada anualmente entre o final de junho e início de julho. Centenas de famílias saem das fazendas localizadas em diversas cidades de Goiás e de outros estados e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer as bênçãos recebidas e pagar promessas. Os carros de boi fazem parte da memória do povo goiano, principalmente na construção da capital. 

 

Eles figuram até na literatura, como atestou a escritora Cora Coralina em um de seus poemas e Hugo de Carvalho Ramos em seus livros. O movimento alia religião, cultura e tradição do modo de vida rural que se perpetua desde o século 19. A preparação demanda reparos nos carros de bois, preparação dos mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto e definição de estadia na cidade durante a festa. 

 

O evento religioso já tem data marcada neste ano: 23 de junho a 02 de julho. A Romaria de Trindade é considerada a maior do gênero do Centro-Oeste e a segunda maior do País, ficando atrás somente da cerimônia para Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo. A novidade em 2023 é o funcionamento 24 horas do Santuário do Divino Pai Eterno para receber os devotos e programação intensa de shows, que tem na grande o cantor Roberto Carlos.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp