Press "Enter" to skip to content

Em 2023, romaria de carros de bois será a primeira em calendário de eventos goiano

Última atualização 08/06/2023 | 12:38

A romaria de carros de bois de Trindade deste ano será a primeira reconhecida dentro do calendário de eventos de Goiás. O evento foi incluído na programação oficial do estado em janeiro deste ano após sanção do governador Ronaldo Caiado a um projeto de lei da ex-deputada estadual Adriana Accorsi (PT).

 

Nacionalmente, a procissão dos fiéis do Divino Pai Eterno com os animais se tornou uma manifestação caracterizada como Patrimônio Cultural Brasileiro há sete anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por retratar uma vertente da manifestação da identidade cultural de homens e mulheres do campo de Goiás.

 

A chegada das comitivas com carros de boi se tornaram uma atração da festa de Trindade. O desfile no espaço criado para recepcionar os grupos, o carreiródromo, tem estrutura com arquibancada para o público.  No ano passado, o evento reuniu 600 deles na cidade, embora somente 315 tenham passado pelo local. A expectativa é que este ano o número retorne ao patamar pré-pandemia, quando 360 se exibiram.

 

A Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é realizada anualmente entre o final de junho e início de julho. Centenas de famílias saem das fazendas localizadas em diversas cidades de Goiás e de outros estados e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer as bênçãos recebidas e pagar promessas. Os carros de boi fazem parte da memória do povo goiano, principalmente na construção da capital. 

 

Eles figuram até na literatura, como atestou a escritora Cora Coralina em um de seus poemas e Hugo de Carvalho Ramos em seus livros. O movimento alia religião, cultura e tradição do modo de vida rural que se perpetua desde o século 19. A preparação demanda reparos nos carros de bois, preparação dos mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto e definição de estadia na cidade durante a festa. 

 

O evento religioso já tem data marcada neste ano: 23 de junho a 02 de julho. A Romaria de Trindade é considerada a maior do gênero do Centro-Oeste e a segunda maior do País, ficando atrás somente da cerimônia para Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo. A novidade em 2023 é o funcionamento 24 horas do Santuário do Divino Pai Eterno para receber os devotos e programação intensa de shows, que tem na grande o cantor Roberto Carlos.