A cada 24 h, 2 casos de maus-tratos contra cães e gatos foram registrados em 2024 no RJ, diz ISP
Ao todo, foram 930 casos contra animais. O crime pode resultar em pena de até 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda dos animais.
1 de 2 Cachorrinhos resgatados — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Cachorrinhos resgatados — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que, em 2024, foram registrados 930 casos de maus-tratos contra animais no estado do Rio de Janeiro – o que corresponde a uma média de dois crimes por dia.
Dia 14 de março é considerado o Dia Nacional dos Animais, uma data que reforça a luta contra os maus-tratos a bichos.
Do total de denúncias, 751 ocorrências envolveram cães e gatos, crime que pode resultar em pena de até 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda dos animais.
Também foram registrados, no último ano, 162 casos de maus-tratos contra animais silvestres.
Desses, 33 resultaram na morte do animal, evidenciando a gravidade das agressões e o impacto da violência sobre espécies que, em muitos casos, já estão ameaçadas. Além disso, foram contabilizados 16 casos de crueldade contra animais.
Em 2021, o Governo do Rio criou a RJPet, uma subsecretaria vinculada à Secretaria de Estado de Saúde dedicada aos bichinhos.
A RJPet tem como principais ações o incentivo à adoção, à conscientização da população, o suporte ao controle, prevenção e erradicação de doenças, além do apoio a programas e projetos voltados para a defesa e o bem-estar dos animais, e a execução de um programa de castração gratuita de cães e gatos.
Desde a sua criação, a subsecretaria já atendeu mais de 480 mil animais.
“Os dados também servem como alerta para a sociedade sobre a necessidade de denunciar casos de maus-tratos e agir de forma responsável em relação ao bem-estar animal. A proteção dos animais é responsabilidade de todos e, por isso, o dia de hoje deve ser celebrado e respeitado, lembrando sempre do dever coletivo de garantir a segurança e dignidade dos animais”, destaca a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
CANAIS DE DENÚNCIA
O combate aos crimes de maus-tratos contra animais conta com diversas medidas do Governo do Estado, incluindo canais específicos para denúncias.
Para denunciar, a população pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), pelo telefone (21) 2334-7634.
Também é possível denunciar por meio do programa Linha Verde (0300.253-1177), canal do Disque Denúncia, ou diretamente em uma delegacia da Polícia Civil. Em todas as opções, o sigilo é garantido.