Em 4 meses, Procon Goiás recebe 110 reclamações contra a Hurb

Preço das passagens aéreas no Brasil bate recorde histórico em 2022

Em meio à polêmica envolvendo os serviços da Hurb, antiga Hotel Urbano, o Procon Goiás divulga os dados sobre reclamações contra a empresa. Em 2022, nos quatro primeiros meses do ano, entre presencial e online, o órgão recebeu 37 reclamações. Este ano, no mesmo período, foram 110 reclamações. Houve, portanto, um aumento de 197% no volume de consumidores prestando queixas contra a agência de viagens.

As reclamações que têm chegado ao Procon Goiás são das mais diversas, desde falta de informação e dificuldade de contato com o SAC da Hurb até não cumprimento do contrato. Há a queixa de uma consumidora que, ano passado, comprou um pacote para um tour pela Europa em 2023, mas diante das denúncias que viu aumentar na internet decidiu desistir, mesmo tendo que arcar com 20% do valor do pacote. Ela afirma que vive uma verdadeira peregrinação desde então, porque a Hurb não estorna o valor, não dá suporte para o cancelamento e, quando consegue contato, os atendentes só afirmam que “o time vai resolver a situação”.

Nas últimas semanas, alguns hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagens feitas pela plataforma após atrasos ou falta de pagamentos por parte da Hurb. Muitos clientes têm usado as redes sociais para reclamar de problemas nas reservas, voos e hospedagens. Além disso, João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, renunciou ao cargo na última segunda-feira, 24 de abril. O anúncio foi feito após a divulgação de vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes.

Com a repercussão do caso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, abriu processo administrativo sancionador contra a plataforma. A ação, segundo o órgão, é para coibir práticas abusivas no mercado de turismo e dar mais transparência aos consumidores.

No site Reclame Aqui, a reputação da Hurb é classificada como “ruim”. A empresa recebeu mais de 29 mil reclamações nos últimos seis meses e é avaliada com nota 5,7 de 10.

Orientações ao consumidor que comprou pacotes pela Hurb:

– É importante se atentar às condições em que cada compra foi realizada. A modalidade mais popular na Hurb são os pacotes flexíveis, em que as datas de voos e hospedagem são sugeridas pelos consumidores, mas definidas pela própria empresa de acordo com disponibilidade de tarifas promocionais;

– É preciso checar se, ao realizar compra da viagem em condições promocionais, o consumidor não aceitou que alterações e remarcações fossem previamente estabelecidas pela Hurb. Nesse caso, a obrigação da empresa consiste em deixar essas informações claras e acessíveis – ou pode ser passível de indenização pelo artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC);

– Caso a remarcação unilateral pela Hurb não seja uma condição pré-estabelecida em contrato, o consumidor não é obrigado a aceitar. Ele pode exigir que a viagem seja cumprida, nos termos da oferta ou publicidade veiculada pela empresa. Pode ainda pedir a devolução completa dos valores pagos, corrigidos pela inflação do período;

– Para quem já está com viagem marcada, é importante entrar em contato diretamente com os hotéis e companhias aéreas para checar se as reservas estão mesmo garantidas;

– Caso tenha qualquer tipo de problema ou queira esclarecimentos sobre a não prestação de serviço da Hurb, em Goiás, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151, registrar reclamação pela internet via Procon Web ou comparecer pessoalmente na sede do órgão, localizada na Rua 8 esquina com a Rua 3, no Centro de Goiânia. Outro canal para denúncia é o site www.consumidor.gov.br, ligado a Senacon.

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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