Press "Enter" to skip to content

Em Brasília, Rogério Cruz lidera primeira reunião de trabalho com bancada goiana

O prefeito Rogério Cruz participou, nesta terça-feira, 28, em Brasília, da primeira reunião de deputados federais de Goiás com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. No encontro, no MIDR, o ministro colocou-se à disposição para atuar como interlocutor nas pastas responsáveis por temas como Anel Viário e BRT, que antes eram de responsabilidade de seu ministério.

No encontro, Rogério Cruz destacou o empenho da bancada federal, liderada pela deputada Flávia Morais, na construção de soluções para demandas históricas dos goianos, e comprometeu-se em empenhar todos os esforços para destravar obras importantes para a capital do estado.

“Entre as nossas demandas está o BRT, projeto de 2009, que iniciou-se em 2015, com o prefeito Paulo Garcia, e ainda não foi finalizado. E o Anel Viário, que representa mais segurança para todos que trafegam pela região”, afirmou Cruz, ao lembrar que pautas eram tratadas pelo MIDR e, no atual governo, foram distribuídas para outros ministérios.

Cruz agradeceu ao ministro pela disposição em atuar como interlocutor junto ao Ministério das Cidades, comandado por Jader Barbalho, e lembrou que o trabalho conjunto “trará resultados concretos para a população em pautas importantes, como as relacionadas ao desenvolvimento regional sustentável e integração nacional”. Em resposta ao prefeito, o ministro defendeu diálogo, a fim da “pactuação de compromissos coletivos, e construção de consensos em defesa do coletivo”.

Waldez Góes destacou, ainda, que o país possui realidades distintas, por isso é preciso conhecer as particularidades regionais para que a atuação do governo seja efetiva. “É preciso ouvir, respeitar e conhecer as regiões, as cidades. Teremos sempre diálogo com entes federativos e seus representantes”, disse.

Bancada goiana

Deputada Flávia Morais expressou a urgência das solicitações, a exemplo do Anel Viário e conclusão do BRT, ao lembrar que o temas já foram tratados pela bancada federal em outros mandatos. “Nosso objetivo é trazer ao ministro o perfil da nossa bancada e atualizar as demandas de interesse do povo goiano”, assinalou.

A deputada Lêda Borges frisou a importância da presença do prefeito da capital goiana, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e da Defesa Civil, no encontro dos parlamentares com o ministro.

A fala foi endossada por Jeferson Rodrigues, que pediu atenção especial para Goiânia, que tem sofrido com os efeitos das fortes chuvas. “Vemos ruas e avenidas cheias de água, resultado de um serviço de infraestrutura que nunca foi feito. Precisamos do apoio do Ministério para resolver estes problemas”, frisou.

Adriana Accorsi reforçou os pedidos apresentados pelo prefeito Rogério Cruz, ao lembrar que “são demandas importantes”. Ismael Alexandrino, em sua manifestação, defendeu que “a Região Metropolitana de Goiânia carece de soluções em mobilidade e estruturantes”.

Participaram do encontro, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff, os deputados federais Flávia Morais, Silvye Alves, Ismael Alexandrino, Adriano do Baldy, Adriana Accorsi, Célio Silveira, Professor Alcides, Rubens Otoni, Marussa Boldrin, Daniel Agrobom, Jeferson Rodrigues e Lêda Borges, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, o secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, e a secretária municipal interina de Relações Institucionais de Goiânia (SRI), Maria Yvelônia.