Press "Enter" to skip to content

Em breve, motoristas em Goiás podem começar a pagar pedágio com cartões de crédito ou débito 

Última atualização 12/11/2022 | 18:06

O pagamento dos pedágios em Goiás poderão começar a ser pagos com cartões de débito ou crédito, além de dinheiro, em breve. Um projeto de lei aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa estadual (Alego) cria essa possibilidade. O texto foi encaminhado para aprovação do governador Ronaldo Caiado. 

 

Para evitar que as concessionárias aumentem as tarifas ao embutir os custos com as “maquininhas”, a proposta condiciona que o Poder Executivo ofereça compensações de outra natureza às empresas. No mercado, as taxas começam a partir de 1,9% mensais.

 

‘‘O transtorno que o pagamento exclusivamente em dinheiro gera aos usuários é tão inegável quanto injustificável. Afinal, as modalidades de pagamento em cartão de crédito e débito não são novidade, já que 76% dos estabelecimentos comerciais brasileiros aceitam cartão de débito como forma de pagamento’’, defende o autor, o deputado Amilton Filho (MDB).

 

As estatísticas fazem parte de pesquisa do Banco Central relativa a 2018. À época, o levantamento já apontou que menos pessoas saem de casa com dinheiro. Ao todo, 48% dos entrevistados disseram tern no máximo R$ 2 em moedas na carteira, sendo que metade deles simplesmente não possui moedas. 

 

Uma matéria parecida apensada à primeira destaca que a adoção de mais uma forma de pagamento garantirá maior segurança aos usuários e aos funcionários dos guichês das praças de pedágio. Para o deputado Julio Pina (PRTB), o uso de cartão diminuirá a circulação de dinheiro em espécie e pode inibir assaltos próximos às praças de pedágio. 

 

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as concessionárias em atuação em Goiás são Via 040, Ecovias do Cerrado, Ecovias do Araguaia, ECO050 e Triunfo Concebra.