Press "Enter" to skip to content

Em Caldas Novas, professores realizam manifestação na porta da prefeitura

Última atualização 06/03/2023 | 17:15

Os servidores da educação de Caldas Novas realizaram uma manifestação em frente a Prefeitura em busca de melhorias salarias para a categoria. O Sindicato do Funcionários Públicos (SindiCaldas) da cidade tentou o diálogo com a gestão do município para pagamento da data-base aos funcionários municipais e pagamento integral do piso nacional dos professores aos docentes da cidade. De acordo com eles, cerca de 200 funcionários estiveram no local, entre professores e profissionais da saúde.

O secretário-geral do SindiCaldas, Jean Pierre, relatou que a manifestação foi realizada de forma pacífica e com um “grande comparecimento”. Eles reivindicavam o pagamento da data-base para todos os servidores públicos municipais, em cerca de 5,8%, vendidos em fevereiro e o pagamento do piso do magistério em 15%. 

“Estamos aguardando o prefeito Kleber Marra e o secretário Rodrigo Cesar Brum Pereira (de Administração) para dialogar. Se não tivermos propostas, o movimento continua”, disse o Sindicato.

O secretário Jean explica que o estatuto dos servidores municipais de Caldas Novas afirma que a Prefeitura deve pagar a data-base, recomposição das perdas salariais, em todo o mês de fevereiro. No município, esse valor é de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que nos últimos 12 meses chegou aos 5,77%. 

“Foi proposto que a data-base fosse parcelada em três vezes, mas isso foi negado pelos servidores durante assembleia”, disse o representante do SindiCaldas.

Jean afirma que o reajuste exigido pelos servidores, piso nacional atualizado pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2023, no valor de R$ 4.420,55, um aumento de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63, foi dito pela Prefeitura de Caldas Novas que não há condições de arcar com essa proposta.

Até a última atualização desta reportagem a Prefeitura de Caldas Novas não se pronunciou sobre.