Press "Enter" to skip to content

Em caminhada da fé até Trindade, Caiado agradece bênçãos e abre Romaria 2019

Última atualização 28/06/2019 | 11:27

O governador Ronaldo Caiado reservou a noite desta quinta-feira (27) para expressar sua fé. Acompanhado de secretários e auxiliares de governo, ele caminhou 18 quilômetros pela Rodovia dos Romeiros, a GO-060, entre Goiânia e Trindade, e depois mais três quilômetros até o Santuário. “É hora de agradecermos ao Divino Pai Eterno por tudo: pela campanha do ano passado, momento em que tive a oportunidade de chegar ao governo do Estado, e que Ele nos conceda essa mesma humildade, dedicação e capacidade de superar as dificuldades para gerir Goiás”, afirmou.
Por volta das 19h, Caiado chegou ao marco zero, lugar onde os fiéis costumam iniciar a peregrinação. Fez uma oração, para abençoar o percurso, e depois cumprimentou alguns motoristas, comerciantes e pedestres. Em uma breve entrevista, ressaltou a importância da festa de Trindade, que este ano vai de 28 de junho a 7 de julho. “É a terceira maior Romaria do País”, destacou ao lembrar que pessoas de todos os Estados, e até do exterior, vão ao município goiano para participar.
Sobre esse turismo religioso presente na capital goiana da fé, Caiado garantiu que dará todo o apoio necessário para fortalecer as tradições. São importantes, argumentou o governador, porque preenchem o coração das pessoas de fé e, ao mesmo tempo, movimentam a economia da cidade. “Se você vier a Trindade todo final de semana, verá aqui ônibus de várias localidades do Brasil. Então é uma receita importante para o município, que gera empregos.”
O governador informou ainda que deseja trabalhar em regime de parceria com os prefeitos para que as cidades turísticas de Goiás vivam “não apenas um momento de pico de alguma festa”, mas que tenham força para garantir o turismo ao longo de todo o ano, independente de datas específicas.
Percurso e chegada
Entre um trecho e outro da caminhada, o governador se encontrou com várias pessoas. A mais especial foi a primeira-dama Gracinha Caiado, que o aguardava no Centro de Apoio ao Romeiro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Estamos preparados para esperar os romeiros com muito carinho. Tem massagem, leite, café, pão, caldo de feijão. Isso tudo para dar um apoio nessa caminhada de fé. É com muita honra e carinho que a OVG preparou tudo isso para esperá-los”, disse Gracinha sobre a estrutura, instalada no quilômetro 9,5.
O espaço vai oferecer suporte 24 horas por dia para cerca de 300 mil peregrinos ao longo de toda a Romaria 2019. Além da distribuição de lanches, conta com espaço para descanso e banheiros. Foi ali, inclusive, que Caiado bebeu o tradicional leite com canela. E ao comentar o envolvimento do governo estadual com a Festa da Trindade, a exemplo dessa estrutura da OVG, o governador lembrou que destinou 2 mil homens da força policial para garantir a segurança do evento. Também recebeu a gratidão dos bombeiros do 15º Batalhão, que recentemente receberam uma viatura autobomba tanque e salvamento (ABTS-17).
A poucos metros de Trindade, Caiado e comitiva foram recebidos por uma tropa de policiais militares. Juntos, arriscaram uma marcha correndo até o portal de entrada do município. O governador seguiu firme até a última parada do trajeto, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, onde se encontrou com o padre Welington Silva pouco depois da meia-noite. “Tenho a alegria de dizer que vocês são os primeiros romeiros a entrar, oficialmente, no Santuário da Romaria 2019. Bem-vindos”, informou o padre ao abençoar o governador e primeira-dama.
Este ano, a festa em louvor ao Divino Pai Eterno tem como tema “Sede santos como vosso Pai é Santo”. Segundo a programação divulgada pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o evento contará com shows de Sérgio Reis e do Pe. Fábio de Melo. A previsão é que sejam realizadas 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de batizados, confissões, alvoradas e vigílias.
Acompanharam Caiado na caminhada da fé os secretários de Segurança Pública, Rodney Miranda; de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima; de Indústria e Comércio, Wilder Morais; além da deputada federal Flávia Morais, do deputado estadual Dr. Antônio, do diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington de Urzêda Mota, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus.

Isso vai fechar em 0 segundos