Press "Enter" to skip to content

Em clima de lockdown e greve dos caminhoneiros, Bolsonaro convoca pronunciamento na TV e depois cancela

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, convocou as emissoras de rádio e de TV para um pronunciamento que deveria ser feito na noite desta terça-feira, 02, em rede nacional, e estava marcado para as 20h30. Minutos depois, no entanto, o líder cancelou o discurso.

Embora o Palácio do Planalto não tenha divulgado o assunto de que o presidente iria tratar, a iniciativa de Bolsonaro acontece durante agravamento das tensões pela greve dos caminhoneiros, após mais um aumento do diesel nas refinarias da Petrobrás, que deve entrar em vigor a partir de hoje (02).

Na noite de segunda-feira, 01, depois de anunciada a medida, Bolsonaro criticou o reajuste. “Precisamos buscar maneiras de ter mais refinarias no Brasil. Sei que demora, mas temos que começar“, projetou aos eleitores. Entre as medidas mais recentes, o presidente zerou temporariamente o imposto federal sobre o diesel e anunciou a troca da diretoria da Petrobrás, que só deve se concretizar no dia 20 de março.

O pedido de pronunciamento em cadeia nacional também está dentro do contexto do aumento do número de decretos de lockdown por todo o país. Em discurso no Ceará, na semana passada, Bolsonaro também condenou o que chama de “fecha tudo” e disparou: “governador que fechar o seu estado deve bancar o auxílio emergencial”.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil