Em clima de virada Izaura Cardoso cresce e já disputa liderança, segundo pesquisa Direct

A candidata à prefeitura de Senador Canedo, Izaura Cardoso (PSD), já aparece tecnicamente empatada com o atual prefeito Fernando Pellozo (UB) nas intenções de voto, e está cada vez mais próxima de se isolar na liderança, conforme aponta a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Direct e divulgada nesta terça-feira, 24. O levantamento revela um cenário de crescimento de Izaura e alimenta o clima de virada dentro de sua campanha.

De acordo com os dados da pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, a diferença entre Izaura e o prefeito Pellozo caiu para apenas 4,2 pontos percentuais, dentro da margem de erro de 4,5%. Fernando Pellozo tem 30,4% das intenções de voto, enquanto Izaura aparece com 26,2% e, de acordo com a margem de erro, pode ter até 30,7 assumindo a primeira colocação na disputa. Com essa tendência de crescimento, a expectativa nos bastidores da campanha é que Izaura não só ultrapasse o prefeito nos próximos dias, mas que consiga se consolidar na liderança até a reta final do primeiro turno, no dia 6 de outubro.

No levantamento espontâneo, quando os eleitores são questionados sem a apresentação dos nomes, o cenário também é favorável para a candidata do PSD. Pellozo aparece com 27,6%, seguido por Izaura, que soma 18,7%. O crescimento expressivo de Izaura em ambas as modalidades da pesquisa vem sendo acompanhado de um forte movimento nas ruas, que tem motivado sua militância, convencida de que a virada está próxima.

Rejeição elevada do prefeito dificulta crescimento entre indecisos

Um fator decisivo para o cenário de virada é a taxa de rejeição dos candidatos. O atual prefeito enfrenta uma rejeição considerável entre o eleitorado, o que limita sua capacidade de conquistar novos votos, especialmente entre os indecisos. Pellozo é o segundo candidato mais rejeitado, com 24,3% de rejeição, ficando atrás apenas de Divino Lemes (PSDB), que acumula 30,4%. Por outro lado, Izaura Cardoso mantém uma rejeição muito baixa, de apenas 8,7%, o que lhe dá uma margem significativa de crescimento em um cenário onde muitos eleitores ainda não definiram seu voto.

Com o prefeito já no poder, a tendência é que ele enfrente maiores dificuldades para convencer o eleitorado indeciso, que, em sua maioria, busca uma alternativa à atual administração, que carrega um grande desgaste por problemas que a cidade enfrentou durante a sua gestão, como falta de água, caos na Saúde, fechamento da única maternidade, escolas em situação precária, processos de impeachment na Câmara, dentre outros. O viés de crescimento de Izaura, somado à baixa rejeição, torna o cenário cada vez mais favorável à candidata do PSD, cuja campanha já vive um momento de otimismo e aposta na virada.

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 08855/2025, entrevistou 450 eleitores de Senador Canedo nos dias 19 e 20 de setembro. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp