Nesta quinta-feira, 11, o Banco Central lançou uma moeda em homenagem aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824. A moeda é de prata, com valor de face de cinco reais.
A cerimônia de lançamento aconteceu às 9h30 no Salão Nobre do Congresso Nacional, como uma forma de homenagear o bicameralismo implementado pela primeira Constituição, que criou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
A decisão de lançar a moeda foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional em novembro do ano anterior, com a presença dos ministros Fernando Haddad, Simone Tebet e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
A moeda apresenta o Congresso Nacional em uma face e um caderno com tinteiro, simbolizando a Constituição, na outra. Com características como tiragem inicial de 3.000 unidades, diâmetro de 4 centímetros, peso de 28 gramas e bordo serrilhado, a moeda está à venda por R$ 440.
Além disso, o Banco Central costuma lançar moedas comemorativas em eventos de relevância nacional, como as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, assim como em homenagem a personalidades como Carlos Drummond de Andrade e Cândido Portinari.
A última moeda comemorativa lançada foi em 2022, em celebração ao bicentenário da independência do Brasil, apresentando o busto de D. Pedro I no anverso e trecho do Hino da Independência no reverso. As moedas comemorativas podem ser adquiridas no site da Casa da Moeda do Brasil.